INSS alerta beneficiários sobre novo golpe

E caso tenha sofrido um golpe, registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Lagua

Utilizando números suspeitos de celular, golpistas se passam pela central de atendimento via assistente virtual Helô, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para obter dados e aplicar golpes em nome dos beneficiários do órgão federal.

De posse de algumas informações, os criminosos fornecem um falso número de protocolo para dar mais credibilidade ao golpe e ter acesso a dados dos beneficiários.

Em nota, o INSS orientou que a principal recomendação é que, caso a pessoa receba essa mensagem, bloqueie imediatamente e não forneça nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos. A assistente virtual Helô é um plantão de dúvidas que pode ser acessada apenas pelo Meu INSS.

Ainda de acordo com o órgão, para evitar ser vítima é importante manter sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Mas isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O INSS informou que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. O número do SMS usado pelo órgão para informar os cidadãos é 280-41, da mesma forma que links e documentos não são solicitados pelo serviço de mensagens.

Sempre que convocado para apresentar documentos, a convocação do cidadão fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135. E caso tenha sofrido um golpe, registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).

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