FOTOS: Nuvem-rolo acompanhada de raios é vista em Laguna durante temporal

Nuvem-rolo se desloca com velocidade de até 60 km/h, gerando rajadas de ventos. É considerada uma nuvem baixa por ser formar em uma altitude de 100 a 200 metros acima da superfície.
Foto: Leonardo de Bem/Agora Laguna

Chamou atenção de muitas pessoas a nuvem que passou sobre Laguna durante o temporal registrado no final da tarde desta segunda-feira, 7. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da Puchalski Meteorologia, consultado pelo Portal Agora Laguna, se pode afirmar que se trata de uma nuvem-rolo.

Tecnicamente, ela é chamada de nuvem arcus, por causa de seu formato. É caracterizada por ser uma formação cinzenta que pode ter vários quilômetros de extensão.

Na passagem desta segunda, a formação também foi seguida de descargas elétricas vistas à distância. A formação pode ser acompanhada de uma cumulonimbus, nuvem-tempestade, o que pode gerar os fortes temporais.

Essa aparição ocorre geralmente em regiões próximas ao litoral. A nuvem-rolo se desloca com velocidade de até 60 km/h, gerando rajadas de ventos. É considerada uma nuvem baixa por ser formar em uma altitude de 100 a 200 metros acima da superfície.

Foto; Elvis Palma/Agora Laguna
Magalhães – Foto; Elvis Palma/Agora Laguna
Morro da Glória – Foto: André Luiz/Agora Laguna
Morro da Glória – Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
Camacho, entre Laguna e Jaguaruna – Divulgação/Agora Laguna