Domingo com temporais localizados e calorão

A chuva pode ser de intensidade moderada e forte em curto intervalo de tempo (em torno de 30mm/h) em especial no Planalto Sul e Litoral, segundo alerta da Epagri/Ciram.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A formação de áreas de instabilidade à tarde, associada ao aquecimento, trazem pancadas de chuva com temporais localizados (rajadas de vento momentâneas acima de 60km/h, raios e granizo), para esse domingo 6.

A chuva pode ser de intensidade moderada e forte em curto intervalo de tempo (em torno de 30mm/h) em especial no Planalto Sul e Litoral, segundo alerta da Epagri/Ciram.

Entre a tarde e noite da segunda-feira, 7, o avanço de uma frente fria associada a formação de um ciclone entre a costa do Uruguai e da Argentina favorece a ocorrência de pancadas de chuva em Santa Catarina. Na terça, 8, a frente fria avança pelo estado provocando temporais isolados em todas as regiões.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 22ºC e máxima 35ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SEGUNDA: mínima 22°C e máxima 35ºC –
Sol com chuva no início e final do dia;
TERÇA: mínima 23ºC e máxima 31ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
QUARTA: mínima 22ºC e máxima 31ºC – Sol com chuva no início e final do dia.

Veja os detalhes

Domingo (06/03):
Tempo: predomínio de sol e calor na maior parte de SC. Do Meio-Oeste ao Litoral mais nuvens a partir da tarde, com pancadas de chuva e risco de temporais localizados.
Temperatura: elevada a alta em todas as regiões, com calorão no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.
Vento: nordeste, com variações de noroeste no Planalto Sul e Litoral Sul, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) no RS e SC e frente fria no litoral do RS. Formação de áreas de instabilidade devido ao calor ou convecção isolada, com nuvens carregadas na tarde e noite.

Segunda-feira (07/03):
Tempo: variação de nuvens no período da manhã em SC.  Mais nuvens a encoberto com pancadas de chuva e temporais na tarde e noite, especialmente nas áreas de divisa com o RS e no Litoral.
Temperatura: alta, calorão em todas as regiões.
Vento: nordeste passando a sul do Oeste ao Litoral Sul e de nordeste passando a noroeste nas demais regiões, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: frente fria no litoral do RS avançando por SC a partir da tarde.

Terça-feira (08/03):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com pancadas de chuva a partir da tarde. Há risco de temporais do Meio-Oeste ao Litoral devido a áreas de instabilidade e à frente fria no litoral norte de SC.
Temperatura: diminui um pouco em relação aos dias anteriores.
Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas da tarde.

Quarta-feira (09/03):
Tempo: nebulosidade variável com sol no decorrer do dia em SC, mais instável do Meio-Oeste ao Litoral com chuva no início do dia e temporais entre a tarde e noite devido a um cavado sobre SC e RS.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste com variações de nordeste, fraco a moderado e rajadas associadas aos temporais da tarde.

Quinta-feira (10/03):
Tempo: sol entre nuvens pela manhã em SC. No decorrer da tarde muitas nuvens a encoberto com chuva, momentaneamente forte e com temporais, devido ao avanço de uma nova frente fria pelo litoral do RS e SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, passando a sudeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais e avanço da frente fria.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil