Dez anos depois, Esquadrilha da Fumaça voltará a se apresentar em Laguna

Ideia é que os aviões façam uma passagem, com roteiro iniciando pela praia do Mar Grosso e molhes, depois pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos, nas proximidades do Mercado Público, e finalizando entre as pontes Anita Garibaldi e Henrique Lage, em Cabeçuda.
Foto: Marcello Camargo/ABr

A Esquadrilha da Fumaça fará uma rápida exibição aérea em Laguna, na tarde de segunda-feira, 28. A informação foi confirmada ao Portal pelo deputado federal Luiz Armando dos Reis, o Coronel Armando (PL), que conseguiu incluir o município no roteiro de apresentações do esquadrão de demonstração da Força Aérea Brasileira (FAB). Amanhã, o grupamento se exibirá em Tubarão, o que possibilitou a ‘parada’ na cidade juliana.

Mesmo que seja uma rápida apresentação, a vinda da Esquadrilha marca a volta do esquadrão à cidade, que recebeu uma exibição do grupamento em março de 2011. A demonstração deve durar poucos minutos e ainda não estão confirmados todos os seus detalhes. Já se sabe que a ideia é que os aviões façam uma passagem, com roteiro iniciando pela praia do Mar Grosso e molhes, depois pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos, nas proximidades do Mercado Público, e finalizando entre as pontes Anita Garibaldi e Henrique Lage, em Cabeçuda.

Eles partirão de Florianópolis, às 14h, e passarão em Laguna à caminho de Tubarão. “A Esquadrilha fará uma homenagem à Anita Garibaldi em seu bicentenário. Nesses locais será possível apreciá-los. Será uma apresentação breve”, disse Armando.

Esquadrilha passa fim de semana em SC

A Esquadrilha está desde sábado, 26, em Santa Catarina. A primeira apresentação do grupo foi em Joinville, a maior cidade do estado, ocorrida na região aérea do Centro de Convenções e Exposições Expoville, durante a tarde. Já neste domingo, 27, a exibição será na capital Florianópolis, na região vertical do Parque Beira-Mar Continental, às 16h.

E na segunda-feira, depois de passarem por Laguna rapidamente, o esquadrão vai se apresentar em Tubarão, nos céus da Vila Moema, sendo ponto de referência a Arena Multiuso. O show aéreo marcado para 15h, faz parte da programação do Festival de Outono, organizado pela prefeitura, e motivou alterações no trânsito nas proximidades do local.

De Santa Catarina, o esquadrão vai para o vizinho estado do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, eles farão performances a partir das 16h30, na terça-feira, 29, e em Charqueadas, às 16h, de quarta-feira, 30. Depois, vão se preparar para participar de uma feira internacional no Chile.

Apresentação de 2011 movimentou Centro Histórico

Era uma tarde de sexta-feira, quando uma multidão se concentrou no entorno da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, no Centro Histórico. Aquela apresentação de 11 de março, foi a primeira realizada em 2011 no Brasil pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), como oficialmente a esquadrilha é chamada.

A exibição aérea durou cerca de 40 minutos e atraiu cerca de duas mil pessoas para as docas. Houve um misto de gritos e aplausos durante as acrobacias, que impressionavam o público.

A exibição se encerrou com um rasante das sete aeronaves próximo da lagoa, momento que se permitiu ouvir o ronco mais potente dos motores dos aviões usados pelo EDA.

Sobre a Esquadrilha

O EDA surgiu a partir de jovens instrutores do voo da antiga Escola de Aeronáutica, que treinavam acrobacias em grupo, durante suas folgas, com a ideia de incentivar cadetes a confiarem em suas aptidões e segurança das aeronaves. Em maio de 1952, foi feita a primeira demonstração oficial da Esquadrilha e em 1953, foi acrescentado o tanque de óleo usado para a produção da fumaça. A primeira exibição com escrita no céu foi a sigla da Força Aérea.

Laguna, de certa forma, também está inclusa na história do esquadrão. O tenente-coronel-aviador Vânio Crispim, lagunense, foi líder do grupo de 1993 a 1994,  sendo responsável por comandar o EDA por 254 demonstrações. Na história, já ocorreram 3.930 demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.

Notícias relacionadas