De biografias à colonização italiana: livros serão lançados amanhã na cidade

São livros que ajudam a ampliar o conhecimento escrito sobre personagens ilustres nascidos na cidade como Anita Garibaldi e Norberto Ulysséa Ungaretti, ao mesmo tempo em que auxiliam na divulgação de fatos importantes para a história do Sul, como a imigração italiana.
Fotos: Divulgação. Arte: Editoria/Agora Laguna

Laguna recebe, nesta terça-feira, 15, o lançamento de quatro obras literárias voltadas à história. São livros que ajudam a ampliar o conhecimento escrito sobre personagens ilustres nascidos na cidade como Anita Garibaldi e Norberto Ulysséa Ungaretti, ao mesmo tempo em que auxiliam na divulgação de fatos importantes para a história do Sul, como a imigração italiana.

Os lançamentos serão simultâneos no Mercado Público, às 19h30. A organização é do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) com parceria da Fundação Lagunense de Cultura e Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC). Cada obra custa R$ 50.

“São quatro livros que têm relação com a história de Laguna, de Santa Catarina e principalmente de Anita Garibaldi, por tudo o que ela representou para a nossa cidade e estado”, afirma o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin.

Confira as obras

Jornalista e escritor, Moacir Pereira traz para lançar em Laguna dois novos livros de sua carreira literária, que já soma mais de 50 títulos publicados. Anita Garibaldi revive traz uma breve biografia e faz uma análise do que a heroína representa e sua influência em áreas como cultura e economia. A outra publicação apresentada ao público será Norberto Ungaretti, um espírito iluminado. O livro narra a trajetória do ilustre lagunense que desempenhou um importante papel no Judiciário e na cultura catarinense.

Outra obra a ser lançada é a segunda edição de Tão fortes quanto a vontade. O livro é de Nelma Baldin e relembra a saga da colonização italiana no Sul catarinense contando as condições que os italianos viviam e as causas que motivaram sua partida rumo à Santa Catarina, desde a passagem pelo porto de Laguna, narrando sua chegada, dificuldades, confrontos e descrevendo as inúmeras famílias que deram origem às diversas cidades, destaque para Urussanga e arredores da Serra do Rio do Rastro, região onde a autora nasceu.

O escritor catarinense Deonísio da Silva vai lançar Balada por Anita Garibaldi & outras histórias catarinautas. A proposta do livro reunir narrativas curtas, gênero em que o autor se destaca entre os principais escritores brasileiros.

Notícias relacionadas