Começam os agendamentos para saque do dinheiro ‘esquecido’ em instituições financeiras

Segundo o BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas fizeram acesso no sistema. E desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Pessoas que nasceram até 1968 ou empresas que foram abertas antes desse ano vão poder pedir o saque do “dinheiro esquecido”, a partir desta segunda-feira, 7. Todo o procedimento é feito pela internet, através do site Valores a Receber, plataforma do Banco Central (BC) que permite a consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.

Segundo o BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas fizeram acesso no sistema. E desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Se a pessoa ou empresa tiver valores “esquecidos”, o sistema informa a data e horário para fazer o saque, mediante agendamento. O prazo inicial vai até sexta-feira, 11. Depois disso, quem perder o prazo ou o horário poderá fazer repescagem no sábado, 12, das 4h à meia-noite. Se o usuário não se atentar ao prazo, só poderá retornar a partir de 28 de março.

Depois de agendado o saque, o valor deve ser transferido em até 12 dias úteis pela instituição financeira.

Passo a passo

Passo 1: acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2: fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.

Passo 3: ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4: verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5: Clicar na opção indicada pelo sistema:

  • “Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
  • “Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada. Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.

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