Alistamento pode ser feito até junho

Processo é feito pela internet e de forma ágil para evitar filas e aglomerações, devido à pandemia do novo coronavírus.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2022 já podem fazer o alistamento militar obrigatório. O processo é feito pela internet e de forma ágil para evitar filas e aglomerações, devido à pandemia do novo coronavírus.

Os jovens que não têm acesso à internet devem procurar a Junta de Serviço Militar (veja locais abaixo) mais próxima de sua residência. A data final para o cadastro é 30 de junho.

O tempo de permanência na Marinha, Exército ou Aeronáutica é de um ano, podendo ser ampliado posteriormente se o jovem tiver interesse em continuar servindo militarmente. O jovem tem até 90 dias para retirar seu certificado na Junta, terminado esse prazo, o documento será encaminhado para destruição, conforme normas da Diretoria de Serviço Militar.

Como é feito o cadastro

O cadastro é feito por este site e é necessário apresentar documentos de identificação com foto e de residência:

  • Certidão de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de identidade;
  • Comprovante de endereço com CEP;
  • Endereço de e-mail; e
  • Telefone.

Após preencher o formulário, acompanhe os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. O processo de seleção para as Forças Armadas ocorre de 1º de julho a 28 de outubro.

Serão feitas avaliações de conhecimentos gerais, exames médicos e psicotécnicos para aprovação ou dispensa do serviço militar.  Se dispensado, o candidato recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e acorda a apresentar-se caso seja necessário.

Impedimentos

Caso o candidato perca o período de alistamento ou não cumpra a Lei nº 4.375, de 1964, que coloca o serviço militar para jovens do sexo masculino como obrigatório, está sujeito a multa e fica em débito com o Serviço Militar.

Isso gera impedimentos como não poder tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obter ou renovar passaportes, matricular-se em instituições de ensino ou editais para concurso público, assinar contratos com governos e empresas e ingressar no serviço público.

Mais informações

Para obter outras informações, o jovem pode procurar a 89ª Junta Militar, no Centro Administrativo Tordesilhas. O telefone para contato é (48) 3644-0401.

Em Pescaria Brava, a Junta Militar está situada na rodovia SC-437, Centro da cidade, nº 8. O telefone é (48) 3646-2013.

Notícias relacionadas

Previous
Next