Sol, calor e trovoadas à tarde em SC

As máximas chegam aos 38°C no Litoral Sul, nesta segunda-feira.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Neste domingo, 20, o sol predomina na maior parte do estado de Santa Catarina, com apenas poucas nuvens. No decorrer da tarde há condições para pancadas de chuvas bastante isoladas, principalmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul, devido ao calor elevado combinado a instabilidades. As máximas superam os 30°C em todas as regiões do estado.

A segunda-feira, 21, amanhece com sol e poucas no estado. Entre a tarde e noite, as condições de tempo mudam, com chance de temporais isolados, especialmente do Oeste ao Litoral Sul. Amanhecer com temperaturas entre 15 a 20°C do Oeste aos Planaltos e valores acima de 20°C nas áreas litorâneas. As máximas chegam aos 38°C no Litoral Sul.

Na terça-feira, 22, o dia começa com nebulosidade nas áreas de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, devido a aproximação de instabilidades. Nas demais áreas o amanhecer ainda é marcado por sol. Entre a tarde e noite, há condições para pancadas de chuva, especialmente do Meio Oeste ao litoral.

As tardes de quarta, 23, e quinta-feira, 24, seguem marcadas pelo calor e com temperaturas máximas acima dos 30°C em grande parte do estado. Com todo esse calor combinado a disponibilidade de umidade favorece a ocorrência de temporais isolados, principalmente, entre o Meio Oeste ao litoral.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 17ºC e máxima 32ºC – Sol e pancadas de chuva à tarde;
SEGUNDA: mínima 18°C e máxima 34ºC –
Sol e pancadas de chuva à tarde;
TERÇA: mínima 18ºC e máxima 34ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
QUARTA: mínima 19ºC e máxima 34ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Veja os detalhes

Domingo (20/02):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC, com pancadas de chuva de verão (isoladas e passageiras) no Estado, com risco de temporal localizado a partir da tarde.
Temperatura: elevada e acima dos 30 graus em todas as regiões à tarde.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: massa de ar seco e quente em SC, com convecção bem isolada à tarde.

Segunda-feira e terça-feira (21 e 22/02):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com pancadas de chuva de verão (isoladas e passageiras) e risco de temporal localizado a partir da tarde devido a um cavado no litoral de SC e RS.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (23/02):
Tempo: sol com mais nuvens à tarde em SC, com pancadas de chuva de verão (isoladas e passageiras) e risco de temporal localizado do Meio-Oeste ao Litoral devido a um cavado no litoral de SC.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil