Próximos dias de temperaturas elevadas e sensação de ar abafado, em Laguna

A aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável em Santa Catarina nesta sexta-feira, 4, provocando temporais nas áreas do oeste já no início da madrugada, que vão se propagando para leste ao longo do dia e atingindo todas as regiões catarinenses.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Predomínio de sol entre poucas nuvens nesta quinta-feira, 3, em todo o estado, devido a influência de um sistema de alta pressão atmosférica que está no oceano. No decorrer da tarde, há condições para pancadas de chuva com trovoadas no Extremo Oeste e Oeste, com risco baixo para ocorrências associadas. As mínimas variam entre 18°C e 23°C na maioria das regiões. Ao longo do dia, as temperaturas se elevam rapidamente, com as máximas superando os 30°C em todas as regiões.

A aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável em Santa Catarina nesta sexta-feira, 4, provocando temporais nas áreas do oeste já no início da madrugada, que vão se propagando para leste ao longo do dia e atingindo todas as regiões catarinenses. Com o tempo mais encoberto, as temperaturas já não sobem tanto como nos dias anteriores, com as máximas ficando entre 23°C e 28°C em praticamente todo o estado, exceto no Litoral Sul, onde a temperatura pode passar de 36°C . Os ventos sopram de noroeste a norte, com intensidade fraca a moderada.

O avanço da frente fria pelo estado ao longo do sábado, 5, ainda provoca chuva em todas as regiões, que pode vir na forma de pancadas com trovoadas. Por conta da maior presença de nebulosidade, as temperaturas permanecem amenas em grande parte do estado (entre 21°C e 28°C), exceto nas áreas litorâneas, onde as máximas ficam em torno dos 30°C. Os ventos seguem soprando de norte a noroeste, com intensidade fraca a moderada. No fim do dia, o tempo já deve melhorar entre o Extremo Oeste e Oeste Catarinense.

Após a passagem da frente fria no sábado, 5, a entrada de um sistema de alta pressão mantém o tempo firme no domingo, 6, e na segunda-feira, 7, em todo o estado. Nas áreas litorâneas, a circulação marítima pode provocar chuvas rápidas e fracas.

Em Laguna

QUINTA: mínima 20ºC e máxima 34ºC –Sol com algumas nuvens;
SEXTA: mínima 20°C e máxima 35ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SÁBADO: mínima 22ºC e máxima 33ºC –
Encoberto com chuva no decorrer do dia;
DOMINGO: mínima 19ºC e máxima 26ºC –Chuva, melhorando à noite.

Veja os detalhes

Quinta-feira (03/02):
Tempo: o sol predomina em todas as regiões de SC. No início e fim do dia mais nuvens e chuva fraca/isolada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. À tarde pancadas isoladas de chuva com trovoadas no Extremo -Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.
Temperatura: elevada em todas as regiões, mais alta no Extremo Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão (massa de ar mais seco) influenciando SC, favorecendo a circulação marítima.

Sexta-feira (04/02):
Tempo: aberturas de sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas no decorrer do dia, começando pelo Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste a partir da manhã, devido a um cavado (área de baixa pressão).
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sábado (05/02):
Tempo: instável com nebulosidade variável e pancadas de chuva com trovoadas isoladas em SC, no decorrer do dia, devido a chegada de uma frente fria. Risco de temporais localizados, com maior risco para o Litoral.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Domingo (06/02):
Tempo: instável com condição de chuva e trovoadas em SC, devido à proximidade da frente fria. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria a partir do Extremo Oeste devido ao afastamento do sistema frontal.
Temperatura: mais amena em todas as regiões.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.