O que aconteceu?
O motor de uma embarcação de fundo chato de pesca, aberto, falhou quando estava retornando ao porto com uma carga completa de mexilhões. A embarcação adernou com as ondas, embarcou água, emborcou e afundou. Os dois ocupantes foram jogados na água e se afogaram. As duas pessoas usavam calças pesadas de borracha, jaqueta e botas. Nenhum deles estava vestindo um colete salva-vidas ou qualquer dispositivo de flutuação porque não havia nenhum a bordo.
Nenhum chamado de socorro foi feito.
O motor da embarcação tinha uma história de problemas mecânicos intermitentes.
Por que aconteceu?
Houve má manutenção do motor de popa. Nenhum colete salva-vidas estava a bordo.
As pessoas a bordo não tinham formação básica em matéria de segurança. A flutuação de reserva
da embarcação era insuficiente.
O que podemos aprender?
Importância da manutenção do motor de popa. Os barcos de pesca de convés aberto devem ter suficiente flutuabilidade de reserva para suportar todo o equipamento, motor, pessoas a bordo e combustível quando totalmente carregado. Qualquer pessoa que trabalhe a bordo de navios de pesca deve ter conhecimento de práticas e procedimentos básicos mínimos de segurança.
Atenção!!
Ao observar alguma situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana no mar ou para a prevenção da poluição hídrica, procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua região clicando aqui.
Telefone emergencial da Marinha: 185
Pelo Ato nº 881, de 18 de fevereiro de 2008 da Anatel, foi autorizado o uso do Código de Acesso a Serviço Público de Emergência no formato “185”, para atendimento nos serviços prestados pela Marinha do Brasil, para atendimento da salvaguarda da vida humana no mar, com a designação de “Marinha – Emergências Marítimas e Fluviais”.
Contato:
Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna.
Telefone: (48) 3644-0196
Email: dellaguna.ouvidoria@marinha.mil.br.