ICMBio faz consulta sobre parque ecológico particular em Laguna

Área com 14,25 hectares está inserida em terrenos de propriedade da empresa Librelato, de Içara. A criação da reserva faz parte de um projeto de investimento que pode chegar a R$ 10 milhões. 
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu, nesta quinta-feira, 3, uma consulta pública para obter opiniões sobre a proposta de criação de uma reserva particular natural em Laguna, denominada Parque Ecológico dos Butiás. A informação pública é assinada por Luis Gustavo Biagioni, diretor do órgão.

A área com 14,25 hectares está inserida em terrenos de propriedade da empresa Librelato, de Içara. A criação da reserva faz parte de um projeto de investimento que pode chegar a R$ 10 milhões.

O parque ocupa 55% da propriedade territorial da empresa, que prevê implantar um loteamento para futuras instalações industriais e empresariais, além de nova unidade da empresa para produção de implementos rodoviários no restante do terreno.

A expectativa é que o projeto seja aprovado até o segundo semestre deste ano, com o início do replantio do butiá, árvore-símbolo de Laguna, e que a reserva seja concluída até 2023. O parque ficará na região da entrada da Praia do Sol, na BR-101, e permitirá ainda o desenvolvimento de educação ambiental na região, segundo avaliação da Librelato.

As manifestações sobre a reserva podem ser enviadas para o ICMBio pela internet ou por correspondência física. O prazo para encaminhamento das opiniões é de 20 dias após a publicação do comunicado no Diário Oficial, ocorrida hoje.

Notícias relacionadas