Previous
Next

Governo federal habilita provisoriamente UTI de Laguna para casos gerais

Atualmente, os leitos de Laguna são exclusivos para pacientes com Covid-19. Na região, foram habilitados cinco leitos no hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão; dez no São Camilo, em Imbituba; e cinco no Regional de Araranguá.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Os dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Laguna foram habilitados de forma provisória pelo governo federal para atuarem de forma convencional, isto é, recebendo também os casos médicos em geral e não apenas coronavírus, como ocorre desde agosto de 2020, quando o espaço foi inaugurado. A portaria do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial, desta sexta-feira, 4.

A habilitação provisória dura seis meses, prazo que para que haja a inserção de proposta de solicitação dos respectivos leitos no sistema do governo. Ao todo, nesse tempo, o hospital receberá R$ 1,9 milhão, divididos em parcelas mensais. Na região, foram habilitados cinco leitos no hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão; dez no São Camilo, em Imbituba; e cinco no Regional de Araranguá.

Portal Agora Laguna entrou em contato com o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos e obteve como retorno a informação de que a administração ainda analisa a portaria, antes de divulgar qualquer posicionamento público.

A portaria entrou em vigor e terá efeitos financeiros a partir da terceira parcela de 2022.