Previous
Next

Fotografia com câmera pinhole será tema de minicurso

A câmera pinhole é apenas uma caixa escura com uma minúscula abertura para a entrada da luz permitir a formação da imagem, sem a utilização de lentes.
Foto: Matheus Castilha/Laguna, imagem-documento

Fotografar sem usar lentes. Parece ficção, mas é possível fazer isso. Esse é o tema de uma oficina/minicurso de introdução à técnica da fotografia pinhole (ou estenopeica). A atividade instrutiva vai acontecer na quinta-feira, 17, às 19h, em Laguna.

Segundo o fotógrafo lagunense Mateus Castilha, a ideia é apresentar um resumo histórico da pinhole na modernidade, o que vai desde o uso científico e artístico como instrumento de conhecimento do mundo visível na época clássica, indo para as metáforas filosóficas que inspirou e chegando na aplicação contemporânea na fotografia experimental. A câmera pinhole é apenas uma caixa escura com uma minúscula abertura para a entrada da luz permitir a formação da imagem, sem a utilização de lentes.

A atividade faz parte do projeto Laguna-imagem-documento, que visa fazer um ensaio fotográfico de Laguna com a técnica estenopeica em formato panorâmico. As imagens que compõem o ensaio serão exibidas na aula. O projeto foi um dos selecionados pelo Edital Aldir Blanc 2021 e é executado com recursos do governo federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural de Santa Catarina.

O minicurso é gratuito e vai ser oferecido no Outro Selo (rua Acioly Brito, 255, Mar Grosso). Inscrições e informações podem ser obtidas pelo e-mail imagemdocumento@gmail.com, ou na hora da oficina

Notícias relacionadas