‘Carnaval’ com sol, calor e temporais de verão

A sexta-feira, 25, e a terça e quarta-feira, dias 1º e 2, são os dias com previsão de tempo mais instável, com maior nebulosidade e chuva no estado por influência de duas frentes frias.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A quinta-feira, 24, será marcada pelas pancadas de chuva com temporais localizados (rajadas de vento momentâneas acima de 60km/h, raios e granizo), nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, segundo alerta da Epagri/Ciram. A chuva pode ser forte em curto intervalo de tempo (em torno de 30mm/h).

Neste ano de 2022, mais uma vez a festa oficial de Carnaval fica “standby” em Santa Catarina, pois ainda é hora de manter os cuidados em relação a Covid-19. Mas, pra quem tem e pode aproveitar os pontos facultativos ou feriados, a previsão é de dias de sol, com variação de nuvens, calor e pancadas de chuva com temporais de verão isolados e passageiros, concentrados especialmente no período da tarde e início da noite.

A sexta-feira, 25, e a terça e quarta-feira, dias 1º e 2, são os dias com previsão de tempo mais instável, com maior nebulosidade e chuva no estado por influência de duas frentes frias. A temperatura mínima deve variar de 17 a 23°C na maioria das regiões, e a máxima fica próxima e acima de 30°C à tarde, chegando a 35°C no Extremo Oeste, diminuindo a partir de terça.

A madrugada de sábado, 26, será de pancadas de chuva com temporais em todo estado, principalmente no centro-norte de SC. No decorrer do dia, a frente fria pelo oceano se afasta do estado, mas o calor permanece e combinado a umidade favorece condições para pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, principalmente, entre a tarde e noite.

O domingo, 27, será marcado pelo predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte de SC. Mas, ao final do dia, há chance de pancadas de chuva isoladas nas áreas de divisa com o RS. Na segunda-feira, 28, o calor combinado a aproximação de uma nova frente fria ocasionam pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados do Extremo Oeste a localidades da Grande Florianópolis.

A dica é se hidratar bastante e ter atenção à proteção solar devido aos altos índices de ultravioleta (IUV). O mar estará pouco agitado com condição favorável a navegação e atividades de pesca.

Em Laguna

QUINTA: mínima 20ºC e máxima 32ºC – Sol com muitas nuvens;
SEXTA: mínima 19°C e máxima 34ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SÁBADO: mínima 19ºC e máxima 33ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
DOMINGO: mínima 20ºC e máxima 36ºC – Sol com algumas nuvens.

Veja os detalhes

Quinta-feira (24/02):
Tempo: sol entre nuvens em SC, mais aberto em direção ao oeste e sul do Estado. No decorrer da tarde e noite ocorrem pancadas de chuva com trovoadas do Extremo Oeste ao norte do Estado. Risco de temporal localizado no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.
Temperatura: elevada no interior do Estado e mais agradável no Litoral.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: convecção à tarde, associada ao aquecimento e cavado no RS.

Sexta-feira (25/02):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC. Pancadas isoladas de chuva no decorrer do dia a partir do Extremo Oeste e sul do Estado, estendendo-se as demais regiões na tarde e noite. Risco de temporal localizado.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: instabilidade associada a um cavado no RS.

Sábado (26/02):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC, com pancadas de chuva de verão (isoladas e passageiras) e temporais localizados no Estado.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Domingo (27/02):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Segunda-feira (28/02):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC, com pancadas de chuva de verão (isoladas e passageiras) e temporais localizados do Extremo Oeste ao Litoral Sul e na Grande Florianópolis devido ao aquecimento e aproximação de uma frente fria.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil

Notícias relacionadas