Previous
Next

Vídeo: Cobra saindo de bueiro chama atenção no Mar Grosso; saiba o que fazer nesses casos

"Ai, meu Deus. E agora, né?", questiona a pessoa que filmou o réptil. "Temos que ligar para os bombeiros", responde um homem que também presenciou a cena. O Portal Agora Laguna esclarece o que deve ser feito nesses casos.
Reprodução

Imagine que você está caminhando normalmente e do nada uma cobra começa a sair de um dos bueiros usados para o escoamento de água. Foi o que aconteceu na última sexta-feira, 14, na região da avenida Maurílio Kfouri, a beira-mar do bairro Mar Grosso. A cena pode ser vista ao fim do texto.

“Ai, meu Deus. E agora, né?”, questiona a pessoa que filmou o réptil. “Temos que ligar para os bombeiros”, responde um homem que também presenciou a cena. O Portal Agora Laguna esclarece o que deve ser feito nesses casos.

A reportagem procurou a Polícia Militar Ambiental (PMA), órgão que costuma ser lembrado em primeiro lugar em ocorrências como essas. Mas, isso mudou. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina passou a ser a entidade responsável por fazer a gestão de fauna no estado catarinense, então deve ser a primeira opção.

Porém, enquanto o contato com as autoridades ambientais é feito, há outras orientações que devem ser levadas em consideração. “Não se deve matar o animal, especialmente as cobras, pois elas ajudam no combate à proliferação de roedores”, explica a PMA.

Caso a pessoa se sinta segura, pode tentar recolher o animal com uso de um cabo de madeira ou de ferro, e fazer sua soltura em um local de mata. Agora, se for detectada situação de risco à integridade física, a corporação ambiental ou os bombeiros podem ser acionados, para dar atendimento à ocorrência. “A gestão da fauna é de responsabilidade do IMA, mas, casos que podemos recolher e soltar imediatamente, podemos atender”, informa a PMA. E na eventualidade de a pessoa for picada por uma cobra, o importante é procurar atendimento médico junto ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos.

Contatos

Em caso de emergência, os contatos são: 193 (Corpo de Bombeiros), 3647-7880 (Polícia Ambiental) e 3665-4190 (IMA-SC).

Notícias relacionadas