Sol e forte calor continuam até a próxima quarta-feira

Já na quinta-feira, 27, o avanço de uma frente fria pelo estado mantém o tempo instável e com condições para chuva, que começa no decorrer da manhã e ganha força no período da tarde, quando ocorre acompanhada por temporais, com chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

 1,744 visualizações,  8 views today

O calorão dos últimos dias deve seguir, pelo menos, até a próxima quarta-feira, 26. A previsão indica forte calor, com temperatura máxima acima de 35ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Litoral, ficando de 38°C a 40°C em alguns municípios. À noite, a temperatura permanece elevada, com mínimas de 22 a 24°C em grande parte de SC. Umidade relativa do ar de 30% a 50%, no interior, e de 50 a 60% no Litoral, à tarde.

A terça-feira, 25, ainda será de calor intenso em Santa Catarina, com risco alto a muito alto para transtornos associados. As temperaturas máximas variam entre  37°C e 43°C no Oeste e Litoral Sul e entre 32°C e 36°C nas demais regiões. Entre a tarde e a noite, permanece a condição de temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências, especialmente do Oeste aos Planaltos.

Na quarta-feira, 26, o calor segue intenso, ainda pela onda de calor e pela condição pré-frontal (dia que antecede a chegada de uma frente fria). No período da tarde as máximas variam de 36°C a 40°C no Oeste, Litoral Sul e Alto Vale do Vale do Itajaí. Nas demais regiões do estado máximas entre 30°C e 36°C. O tempo já começa a mudar no estado, com aumento de nuvens. No decorrer da tarde há condições para temporais isolados em todas as regiões, com risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais.

Já na quinta-feira, 27, o avanço de uma frente fria pelo estado mantém o tempo instável e com condições para chuva, que começa no decorrer da manhã e ganha força no período da tarde, quando ocorre acompanhada por temporais, com chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo. As temperaturas máximas declinam com relação aos dias anteriores e as máximas variam entre 28 e 33°C na maior parte do estado e entre 22 e 25°C no Litoral Sul.

Na sexta-feira, 28, a frente fria ainda influencia o tempo no estado, agora associada a um sistema de baixa pressão, o que mantém o tempo instável com chuva a qualquer momento do dia no Litoral Norte e a partir da tarde e com trovoadas nas demais regiões. No sábado, 29, o tempo se mantém instável e com chuva persistente no Litoral Norte e áreas próximas, devido ao giro de um sistema de baixa pressão com centro entre o Litoral de SC e do PR. Nas demais regiões de SC, o sol aparece entre algumas nuvens. Com o vento sul e a maior cobertura de nuvens as temperaturas máximas não passam de 25°C no estado na sexta-feira e se aproximam de 30°C no Oeste no sábado.

Em Laguna

TERÇA: mínima 23ºC e máxima 37ºC – Sol com aumento de nuvens;
QUARTA: mínima 22°C e máxima 38ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
QUINTA: mínima 19ºC e máxima 25ºC –
Pancada de chuva isolada;
SEXTA: mínima 18ºC e máxima 23ºC – Nebulosidade variável e chuva isolada.

Veja os detalhes

Terça-feira (25/01):
Tempo: sol com algumas nuvens e forte calor em SC. A partir da tarde aumento de nuvens e pancadas de chuva de verão, com trovoadas, e temporais localizados especialmente no Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.
Temperatura: alta, com predomínio de onda de calor no estado.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas mais persistentes no Litoral e associadas à temporais.
Sistema: massa de ar quente e seco em SC, com convecção bem isolada à tarde.

Quarta-feira (26/01):
Tempo: sol entre nuvens e pancadas de chuva com temporais localizados na tarde e noite, devido ao forte calor e a uma frente fria que avança pelo RS.
Temperatura: alta, com predomínio de onda de calor no estado.
Vento: nordeste a noroeste, passando a sul do Extremo Oeste ao sul do estado no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (27/01):
Tempo: instável com muitas nuvens em SC e pancadas de chuva com temporais localizados no decorrer do dia, devido ao avanço da frente fria por SC. Previsão de totais mais elevados de chuva do Meio-Oeste ao Litoral.
Temperatura: alta ao amanhecer e em declínio no decorrer do dia.
Vento: noroeste a sudeste, moderado com rajadas.

Sexta-feira (28/01):
Tempo: instável com mais nuvens e condição de chuva a qualquer hora do Planalto ao Litoral, devido a circulação marítima, com totais mais elevados de chuva no Litoral Norte. No Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, sol e pancadas de verão com trovoadas na tarde e noite.
Temperatura: mais amena em todas as regiões.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil