#SóAcho: De novo, sistema pluvial foi por água abaixo

Um resumo dos principais fatos da semana, na visão e nas lentes de Elvis Palma.
Foto: Jorge Anastaciadis

ALAGOU VÁRIAS RUAS: Mais uma vez. O problema se repete há vários anos, ruas alagadas ocasionadas por um volume mais elevado de chuva como o que ocorreu na última quinta-feira. Não é de hoje que o sistema de drenagem pluvial não funciona direito e para piorar, obras realizadas comprometeram ainda mais essa drenagem. Uma coisa é certa, o que existia no passado não mais comporta a necessidade de hoje. Geralmente os pontos que sofrem mais são os mesmos e novos começam a aparecer a cada chuva.

TEM ALGUNS QUE, na minha opinião, se fazem de bobos para discutir certos assuntos que se destacam no dia a dia. Não são capazes de observar o que acontece de baixo do nariz, não são capazes de perguntar a quem realmente pode ter a resposta. Como entendedores de tudo saem por aí falando ou até escrevendo, na maioria das vezes besteiras, por isso, antes de passar por ridículos, pesquise, meios para isso são vários. Basta querer, porém, é um fato que me espanta, pois considero alguns inteligentes. Mas opinião se muda e alguns estão se esforçando para que isso aconteça.

BOLETIM COVID DO HOSPITAL de caridade Senhor Bom Jesus dos Passos registrou no dia 25 de janeiro uma ocupação de 90% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Dos 10 leitos disponíveis, nove estavam ocupados por pacientes com problemas relacionados à Covid-19. É bom não esquecer que estamos atravessando outra fase da pandemia e que ainda para alguns é necessário internação hospitalar.

PRAÇA NA PONTA DA BARRA vai proporcionar mais lazer e integração para os moradores da localidade. Com o projeto finalizado e as obras já iniciadas, a região ganhará em breve uma nova praça, localizada no pátio da Capela São José, na Rua Vereador Tomé Machado de Souza. Segundo a prefeitura o espaço contará com brinquedos para crianças, mesas de jogos, bancos, bicicletário e toda a infraestrutura necessária para proporcionar momentos de descanso e diversão à comunidade.

Foto: PML/Divulgação

EM PESCARIA BRAVA os servidores da Secretaria de Educação e Esportes serão obrigados a se vacinar contra o novo coronavírus. A determinação consta em decreto vigente assinado pelo prefeito interino, Lourival Izidoro (PP) e publicado na última terça-feira, dia 25. O decreto assinado pelo gestor em exercício tem fundamentos na lei federal 13.979/2020 e no decreto estadual 1.669/2022, que determina a mesma obrigatoriedade para a educação sob gestão do Estado de Santa Catarina. Outros pareceres técnico-jurídicos também foram considerados para a formatação da normativa.

ULTRAPASSAMOS os dois mil casos confirmados em um único mês e também ultrapassamos aos mil casos de pessoas que contraíram o vírus e estão em tratamento. Mês de janeiro de 2022 também voltamos a registrar óbitos, num total de seis até o boletim do dia 28 de janeiro, totalizando 158 óbitos desde o início da pandemia. A coisa anda solta, assim como andam soltas muitas pessoas em período de transmissão circulando por aí. É bom relembrar que essa nova variante é de fácil transmissão e ainda causa problemas (e sérios) em um número reduzido de pessoas. Normal não está, ainda necessitamos de cuidados básicos que muitos fizeram questão de esquecer.

VOTA SIM: A mensagem que vem circulando não é verdadeira. Desde 2020, o cadastro biométrico está SUSPENSO em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio da Covid-19, uma vez que a coleta das digitais só pode ser feita presencialmente. Além disso, o sistema passa por atualizações de softwares e equipamentos para prestação de um melhor serviço ao eleitorado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também esclarece que nenhuma eleitora ou eleitor que não realizou o cadastramento será proibido de votar. A ausência da biometria não impede, por si só, o exercício do voto.

MUDANÇAS NO PRIMEIRO ESCALÃO com a saída da Gabi e do Marquinhos. Dois profissionais que admiro muito por tudo que fizeram a frente de suas pastas nesse período na Secretaria de Saúde e Planejamento Urbano, respectivamente. Agradeço a cada resposta recebida “de imediato” nesse período sempre que eu tinha alguma dúvida ou questionamento de assuntos relacionados ao município. Gratidão e sucesso aos dois.

Gabrielle Siqueira e Marcus Paulino. Fotos: Arquivo pessoal/Elvis Palma

BICENTENÁRIO DE ANITA: As comemorações se encerram hoje, dia 28, às 19h30, no Cine Teatro Mussi, com o envolvimento de quatro países, incluindo o Brasil. A ideia é homenagear e reconhecer os esforços de todos que se envolveram na montagem e produção de eventos que celebraram a memória e a epopeia de Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida como heroína dos dois mundos. “Anita Garibaldi já teve tantas vezes seu nome inscrito na história do mundo e, cremos, ficou gravada mais uma vez como a personagem histórica mais homenageada no mundo na passagem do seu aniversário. Só aqui em Santa Catarina, foram cerca de 200 eventos”, explica Adílcio Cadorin, diretor do CulturAnita.

VIDA ALHEIA: Tem gente perdendo tempo de mais cuidando da vida alheia e esquecendo de cuidar da sua cauda, uns até esquecendo do seu passado. Quer conquistar teu espaço? Faça por merecer! Não é querendo passar por cima de alguns que você vai chegar lá, não é em cima de mentiras que vai construir uma base sólida. Um bom final de semana, agradeço pela leitura e possíveis comentários e nos encontramos novamente na coluna em fevereiro.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Útimas Notícias