Previous
Next

Prefeitura retira de pauta projeto de gratificação para saúde

Segundo o chefe de Gabinete, Mário Ricardo Bongiolo, o município irá readequar e reapresentar a proposta em uma nova convocação extraordinária dos edis.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A pedido da prefeitura de Laguna, o projeto de lei para autorizar o Executivo municipal a pagar gratificação aos que atuam no enfrentamento ao novo coronavírus – a chamada linha de frente foi retirado de pauta. A matéria seria votada em sessão extraordinária, nesta quinta-feira, 13, pelos vereadores.

Segundo o chefe de Gabinete, Mário Ricardo Bongiolo, o município irá readequar e reapresentar a proposta em uma nova convocação extraordinária dos edis. “Vamos aproveitar a sessão extraordinário convocada para adicionar outras gratificações”, afirma. O projeto havia recebido duas sugestões de alteração, via emenda:

  • uma por parte do vereador-presidente Rhoomening Rodrigues (PSDB) para que fossem incluídos os motoristas no grupo de beneficiados com a gratificação.
  • E a outra, assinada por Rodrigues, Deise Cardoso (MDB), Rodrigo Bento (PL), Nádia Tasso (DEM), Gustavo Cypriano (PSL) e Luiz Otávio Pereira (PSL), para elevar o percentual de gratificação a 70% para todos os beneficiados. Na proposta original, apenas médicos alcançariam esse patamar, os demais teriam direito a 50%.

Na proposta da prefeitura, estavam inclusos: médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que trabalham no Centro de Triagem e de Epidemiologia; profissionais de saúde que efetivamente atuem como vacinadores na campanha de imunização contra o novo coronavírus na cidade e os médicos efetivos e contratados da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O projeto, conforme justificativa do prefeito Samir Ahmad (sem partido), surgiu em virtude de os vencimentos da saúde de Laguna estarem defasados em relação às demais cidades da Amurel. “O que acarreta no baixo interesse desses profissionais em prestar serviços à municipalidade, fato este, que pode ser evidenciado com a baixa procura de médicos nos últimos chamamentos públicos realizados pela administração”, disse, no texto.