Prefeitura muda estratégia e cria unidade para testagem de pessoas

Em dias de semana, a unidade de triagem segue no mesmo horário de funcionamento, das 7h às 19h. A de testagem será das 7h às 17h.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

A partir da manhã desta sexta-feira, 7, a prefeitura municipal passa a dividir o Centro de Triagem. A unidade localizada na rua Jerônimo Coelho vai concentrar os atendimentos médicos e a central de monitoramento do pacientes com novo coronavírus. E os serviços de testagem serão realizados na rua Santo Antônio, no prédio do clube União Operária.

A mudança ocorreria só na segunda-feira, 10, mas as filas desta manhã na triagem fizeram o município rever o planejamento e montar a nova estrutura com urgência para entrar em funcionamento ainda hoje. A medida visa desafogar o atendimento na unidade sentinela e evitar cenas como as vistas durante a semana, onde pessoas ficaram aguardando atenção básica em filas extensas.

Com isso, a sede da União Operária vai se tornar o ponto de referência para as pessoas que apresentarem sintomas leves ou indicativos de contaminação por coronavírus ou síndromes gripais. Na eventualidade de o paciente testar positivo, ele será encaminhado para a unidade da Jerônimo Coelho. Quem receber teste negativo será liberado.

Para ficar mais fácil de entender:

  • Centro de Triagem: continua na Jerônimo Coelho (ao lado da Rádio Difusora), porém só vai atender os casos que precisarem orientações médicas ou fornecimento de atestado, bem como continuará ali a função de monitoramento das pessoas que testaram positivo.
  • Centro de Testagem: funcionará na União Operária (rua Santo Antônio) e vai focar na realização de testes em pessoas com sintomas gripais.

No sábado, 8, uma ação extra de coleta e testagem vai ocorrer na sede da União entre 7h e meio-dia, com distribuição de fichas de atendimento nesse período.

Em dias de semana, a unidade de triagem segue no mesmo horário de funcionamento, das 7h às 19h. A de testagem será das 7h às 17h.