Previous
Next

Novo calendário de pagamentos do Auxílio Brasil começa dia 18

Em nota, o Ministério da Cidadania disse que "as parcelas mensais ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a 'Mensagem Auxílio Brasil', com o valor do benefício".
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

O governo federal reiniciará os pagamentos do Auxílio Brasil no próximo dia 18. O calendário foi oficializado em uma das últimas portarias publicadas pelo Executivo no Diário Oficial em 2021.

O beneficiário pode conferir o dia em que o recurso poderá ser sacado ou creditado em conta, observando o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular. Cada final do NIS corresponde a uma data no mês.

Em nota, o Ministério da Cidadania disse que “as parcelas mensais ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a ‘Mensagem Auxílio Brasil’, com o valor do benefício”.

Os pagamentos foram iniciados em novembro e desde dezembro, o governo paga aos beneficiários um valor mínimo de R$ 400. Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) estendeu até dezembro deste ano o “Benefício Extraordinário”, garantindo o valor mínimo por família atendida pelo programa de transferência de renda. O pagamento retroativo a novembro não vai acontecer.

O auxílio é pago por meio da conta poupança social ou por contas-correntes. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem abrir automaticamente conta do tipo poupança social digital para receber o pagamento.

Confira o calendário