Laguna fecha 2021 com saldo positivo na geração de empregos

Dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira, 31.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Laguna encerrou 2021 com saldo positivo na geração de empregos. A constatação vem do número estatístico do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira, 31, pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

No acumulado do ano, foram feitas 4.070 admissões e 3.509 desligamentos, o que deu à cidade saldo positivo de 561. Com isso, o estoque de vagas formais na cidade – com carteira de trabalho assinada – atual é de 6.003. O dado obtido em 2021 mostra um aquecimento na economia da cidade, alimentada com a vinda de empreendimentos como os supermercados atacadistas e a abertura de novas opções comerciais no município.

A cidade teve saldo positivo na geração de emprego nos meses de janeiro, março, maio, junho, julho, agosto, setembro e novembro, e negativo nos meses de fevereiro, abril e outubro. Em dezembro, o índice acompanhou essa estatística linear com mais contratações que demissões. No último mês de 2021 foram 475 admissões e 368 desligamentos, o que gerou saldo positivo de 107 empregos no mês.

Pescaria Brava: saldo positivo no ano

Assim como Laguna, Pescaria Brava fechou 2021 com saldo positivo na geração de emprego. Houve a geração de 353 vagas formais e 330 desligamentos, o que deu à cidade saldo de 23 postos de trabalho abertos a mais que as demissões.

Ao longo do ano anterior, o saldo foi positivo em janeiro, março, maio, junho, julho, agosto e setembro, e negativo em fevereiro, abril e outubro. Em novembro, a estatística ficou estagnada, já que houve o mesmo número de vagas criadas e o de demissões, o que deixo saldo de zero. Já no mês de dezembro, foram 20 vagas abertas e 24 desligamentos, e isso gerou saldo negativo de quatro vagas.

Panorama

Em Santa Catarina, foram quase 168 mil novas vagas novas em 2021. O governo do Estado classifica esse dado como a maior geração de empregos da história. No país, o saldo anual foi positivo com 2.730.597 vagas de emprego.

Notícias relacionadas