IBGE recebe inscrições para seleção do Censo 2022 até sexta

Segundo o IBGE, os postos são temporários e os contratos têm duração prevista de três meses (recenseador) ou de cinco meses (agentes censitários), podendo ser renovados de acordo com as necessidades do órgão e a disponibilidade orçamentária.
Divulgação

O edital de seleção aberto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para preencher as funções de recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022 recebe inscrições somente até a sexta-feira, 21. Há mais de 50 vagas para Laguna e Pescaria Brava.

As provas ocorrerão em 10 de abril. Os certames são reedições dos processos seletivos cancelados em março de 2020 e outubro de 2021, cuja realização foi afetada devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o IBGE, os postos são temporários e os contratos têm duração prevista de três meses (recenseador) ou de cinco meses (agentes censitários), podendo ser renovados de acordo com as necessidades do órgão e a disponibilidade orçamentária. Se inscreva aqui.

Quem for contratado temporariamente têm direito a férias e 13º salários proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme os dispositivos estabelecidos pelos editais (acesse aqui para agentes e aqui para recenseadores). Pessoas que trabalharam recentemente como temporários, para o IBGE ou qualquer outro órgão público, também podem ser recontratadas, caso aprovados nos processos seletivos do Censo 2022.

Vagas para agentes censitários

Há dois tipos de agentes censitários: o municipal (ACM) e o supervisor (ACS). Todas estas vagas são de nível escolar médio. Os melhores colocados em cada município serão responsáveis pela coordenação da coleta do Censo 2022 naquela cidade.

Os demais agentes censitários supervisionam as equipes de recenseadores. As remunerações dessas duas funções são de R$ 2,1 mil para ACM e R$ 1,7 mil para ACS.

Para Laguna, nesta modalidade há uma vaga para ACM, cinco para ACS – pessoas com deficiência (PcD) e pretas ou pardas (PPP) têm reserva de uma vaga cada. Em Pescaria Brava, foi disponibilizada apenas duas vagas para cada tipo de agentes, uma para ACM e uma para ACS.

Vagas para recenseadores

São os profissionais vão visitar as casas e entrevistas os moradores. A remuneração é feita por produtividade, conforme o número de domicílios verificados. O IBGE disponibiliza um simulados, onde os candidatos podem conferir a remuneração a ser paga, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país.

Para Laguna, o IBGE destinou 44 vagas (nove para PPP e para PcD) recenseadores, enquanto que para Pescaria Brava foram abertos 10 postos temporários (dois para PPP e um para PcD) nesta modalidade.

As vagas abertas para recenseador são de nível fundamental. O IBGE diz que o ideal é que os candidatos à estes postos sejam moradores da própria cidade, pois facilita o trabalho, além de possibilitar economia de recursos e dinamizar as visitas domiciliares.

Previous
Next