Hospitais de Laguna e região reforçam apelo à população

Hospital de caridade de Laguna emitiu uma nova nota orientando que deve ser "priorizada a procura pelo Centro de Triagem do munícipio, após o 3º dia de sintomas, assim, podendo ser realizado o teste de Covid-19". A unidade sentinela da prefeitura municipal foi montada na rua Jerônimo Coelho, ao lado da Rádio Difusora.

Alta procura por atendimentos após o aumento de casos gripais e de coronavírus na população levou os hospitais de Laguna, Tubarão e região a reforçarem apelos para que a população só se dirija a estas unidades em situações mais urgentes. Casos leves têm sobrecarregado os setores de emergências, o que acarreta demora no atendimento do paciente.

O hospital de caridade de Laguna emitiu uma nova nota orientando que deve ser “priorizada a procura pelo Centro de Triagem do munícipio, após o 3º dia de sintomas, assim, podendo ser realizado o teste de Covid-19”. A unidade sentinela da prefeitura municipal foi montada na rua Jerônimo Coelho, ao lado da Rádio Difusora. “Com as festas de final de ano e pela sazonalidade da Influenza, esses números tendem a aumentar nos próximos dias e, acreditamos, que somente não estão piores pelo avanço da vacinação. Neste momento crítico que estamos passando, solicitamos a todos a ênfase na higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento social”, aponta a instituição.

Em Tubarão, enfrentam a mesma situação os hospitais Nossa Senhora da Conceição e Unimed e o Complexo Provida, estes dois últimos são instituições privadas. “Para acolher os pacientes de forma humanizada, o HNSC utiliza o Protocolo de Manchester, que gerencia o risco clínico e o fluxo de forma segura e responsável na hora da classificação de risco. Ou seja, ele permite separar rapidamente os doentes em situação de risco de morte dos pacientes estáveis”, detalhou, em nota, o Conceição.

Os apelos também foram feitos, de forma semelhante, pelos hospitais Santa Terezinha (Braço do Norte), São Camilo (Imbituba) e Jaguaruna. “Além disso, quem ainda não se vacinou ou não tomou a segunda dose ou a dose de reforço deve procurar imediatamente os locais de vacinação. Contamos mais uma vez com a colaboração de todos neste cenário crítico”, orienta o hospital de Laguna.

Na cidade juliana, um total de 145 testes apontaram confirmação positiva para contaminação por coronavírus nós últimos três dias. O município também dobrou a equipe do centro de triagem, para agilizar o atendimento.

Notícias relacionadas