Fim de semana de muito calor em todo estado

Defesa Civil emitiu aviso meteorológico para onda de calor intenso dos próximos dias.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,436 visualizações,  4 views today

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta quinta-feira, 13, um aviso meteorológico para nível de atenção devido ao calor intenso que deve atingir o estado durante os próximos dias.

A onda de calor atuará em Santa Catarina e persistir até o próximo dia 19. De acordo com o meteorologista chefe da Defesa Civil, Murilo Fretta, regiões como o Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Litoral Norte podem registrar extremos superiores aos 40 graus. Para a região de Grande Florianópolis e Planalto, os termômetros deverão passar dos 30 graus.

Durante esse período, a Defesa Civil orienta que os cuidados devem ser redobrados com crianças, idosos, portadores de doenças crônicas e pets.

A sexta-feira, 14, começa com sol e poucas nuvens no estado, mas a partir da tarde, a combinação do calor com a umidade favorece o desenvolvimento das nuvens, pancadas de chuvas que podem vir acompanhadas de temporais (chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) isolados. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. À tarde faz calor e as temperaturas máximas chegam aos 36°C no Litoral Sul, 28°C no Planalto Sul, variam de 28°C a 34°C nas demais regiões.

No sábado, 15, o calor combinado a umidade e a perturbações atmosféricas favorece, a partir da tarde, a ocorrência de pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados e chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo. À tarde, a onda de calor se espalha pelo estado e as temperaturas máximas variam de 32°C a 38°C (pontualmente podendo chegar aos 40°C) na porção oeste, litoral, todo Vale do Itajaí e de 28°C a 32°C nos Planaltos.

No domingo, 16, a permanência da onda de calor com a disponibilidade de umidade favorece, a partir da tarde, pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados e chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo.

Na segunda-feira, 17, e terça-feira, 18, a permanência da atuação da onda de calor combinado a umidade favorece pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, no leste do estado entre a tarde e noite. As temperaturas máximas chegam aos 40°C entre o Extremo Oeste, Oeste, 36°C no Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste e entre 31°C a 35°C nas demais regiões.

Em Laguna

SEXTA: mínima 19ºC e máxima 36ºC – Sol com algumas nuvens;
SÁBADO: mínima 22°C e máxima 36ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
DOMINGO: mínima 21ºC e máxima 35ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SEGUNDA: mínima 22ºC e máxima 37ºC – Sol com algumas nuvens.

Veja os detalhes

Sexta-feira (14/01):
Tempo: Variação de nuvens em SC, com mais nuvens da Grande Florianópolis ao norte e abertura de sol no Oeste e Meio-Oeste. Entre a tarde e noite pancadas de chuva e trovoada especialmente do Planalto ao Litoral, com risco de temporal localizado e chuva moderada por alguns momentos.
Temperatura: bem elevada especialmente no Oeste.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral Sul.
Sistema: alta pressão com centro no litoral Sul do Brasil.

Sábado (15/01):
Tempo: do Meio-Oeste ao Litoral, sol com pancadas de chuva e trovoada entre a tarde e noite, com risco de temporal localizado. No Oeste, tempo mais seco.
Temperatura: bem elevada especialmente no Oeste.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas especialmente do oeste ao sul de SC.

Domingo (16/01):
Tempo: o sol aparece em todas as regiões. Do Planalto ao Litoral, pancadas de chuva e trovoada entre a tarde e noite, com risco de temporal localizado. No Meio-Oeste, chuva isolada no início e fim do dia.
Temperatura: bem elevada especialmente no Oeste.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas especialmente do oeste ao sul de SC.

Segunda-feira (17/01):
Tempo: o sol aparece em todas as regiões. No Oeste e Litoral Sul, tempo mais seco. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, chuva bem isolada à noite. Nas demais regiões, chuva isolada no início do dia, com maior condição de chuva no Planalto Norte.
Temperatura: bem elevada especialmente no Oeste.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas especialmente à tarde.