Fevereiro deve iniciar com presença de sol

Na segunda-feira, 31, a circulação marítima (deslocamento de umidade do mar para o continente) perde força, permitindo maiores aberturas de sol no Litoral, que são intercaladas por chuva fraca. Nas demais regiões de SC, o sol aparece entre algumas nuvens.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O domingo, 30, começou com sol entre nuvens no Oeste e Meio-Oeste do estado. No período da tarde, devido ao aquecimento e a instabilidade em médios níveis da atmosfera, há condições para pancadas de chuva com trovoadas e temporais isolados, com risco baixo para ocorrências associadas às condições de tempo nestas regiões. Entre os Planaltos e o Litoral, o deslocamento de umidade do mar para o continente mantém a nebulosidade e as condições para chuva ocasional. As temperaturas máximas voltam a atingir valores próximos aos 30°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. Nas demais regiões, variam de 17 a 24°C. O vento passa de sudeste para leste no Litoral e varia de leste a nordeste nas demais regiões, com intensidade fraca.

Na segunda-feira, 31, a circulação marítima (deslocamento de umidade do mar para o continente) perde força, permitindo maiores aberturas de sol no Litoral, que são intercaladas por chuva fraca. Nas demais regiões de SC, o sol aparece entre algumas nuvens. No decorrer da tarde as temperaturas se elevam em todo o estado, com máximas superando os 30°C no Oeste e Litoral. A combinação deste calor com a umidade disponível, favorece à formação de áreas de instabilidade, que provocam pancadas de chuva com trovoadas e temporais isolados. Vento com fraca intensidade de nordeste no Litoral e com direção variável no restante do estado. O é risco baixo para ocorrências associadas às condições de tempo.

Já fevereiro vai começar com maior presença de sol e com temperaturas elevadas em SC. Uma massa de ar seco, favorece o predomínio de sol em todas as regiões na maior parte do dia. Entre a tarde e a noite, o vento vira para a direção sudeste/leste deslocando umidade e provocando aumento de nuvens com chance de chuva isolada no Litoral. No amanhecer, temperaturas mínimas de 15 a 20°C na maior parte de SC. À tarde, as máximas superam os 30°C em todo o estado, se aproximando dos 38°C no Extremo Oeste. Ventos de sudeste a leste, com intensidade fraca. Não há riscos associados às condições de tempo.

Na quarta, 2, e quinta-feira, 3, as temperaturas permanecem altas nas tardes, o que associado a umidade disponível favorece a ocorrência de pancadas muito isoladas de chuva com trovoadas entre a tarde e o início da noite, em especial nas áreas de divisa com o RS. Nos amanheceres, temperaturas entre 15 e 21°C e nas tardes máximas acima dos 30°C em todo o estado, se aproximando dos 38°C no Oeste.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 19ºC e máxima 26ºC – Sol com muitas nuvens;
SEGUNDA: mínima 17°C e máxima 28ºC – Nebulosidade variável e chuva isolada
;
TERÇA: mínima 19ºC e máxima 29ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite
;
QUARTA: mínima 17ºC e máxima 34ºC – Sol com algumas nuvens.

Veja os detalhes

Domingo (30/01):
Tempo: No Litoral e nordeste do estado, nebulosidade variável e condição de chuva, alternando com períodos de sol. Chuva mais persistente em Joinville e áreas próximas. Do Planalto Sul ao Extremo Oeste, presença de sol com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva de verão e trovoada à tarde.
Temperatura: em elevação no Extremo Oeste e Oeste.
Vento: sudeste/leste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral do RS e baixa pressão no litoral de SP, favorecendo a circulação marítima no leste de SC.

Segunda-feira (31/01):
Tempo: no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, sol com mais nuvens. Do Planalto ao Litoral com presença de nebulosidade e pancadas de chuva no decorrer do período.
Temperatura: em elevação em todas as regiões.
Sistema: alta pressão no litoral do RS e baixa pressão no litoral de SP, favorecendo a circulação marítima no leste de SC.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (01/02):
Tempo: do Planalto ao Litoral, sol com pancadas de chuva na tarde e noite. Do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, presença de sol, sem previsão de chuva.
Temperatura: mais elevada especialmente no Extremo Oeste e Oeste.
Vento: sudeste a nordeste, com variação para sul, fraco a moderado.

Quarta e quinta-feira (02 e 3/02):
Tempo: sol com aumento de nuvens à tarde em SC.
Temperatura: elevada em todas as regiões.
Vento: nordeste, fraco a moderado.