Domingo e próxima semana com calor e pancadas de chuva

A semana começa com forte calor em SC. Na segunda-feira, 17, novamente a combinação de calor e umidade, favorece a ocorrência de pancadas de chuva entre a tarde e noite.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

 3,712 visualizações

O domingo, 16, será marcado pelas altas temperaturas e chance de pancadas de chuva com temporais (rajadas de vento momentâneas acima de 60km/h, raios e granizo localizado). A chuva pode ser forte em curto intervalo de tempo (30mm/h), segundo alerta da Epagri/Ciram.

O dia começa com presença de sol em todas as regiões de Santa Catarina, o que favorece à elevação rápida da temperatura. A partir do final da manhã, já há condições para pancadas isoladas de chuva com trovoadas e com risco de temporal, que se estende até o início da noite, mais uma vez devido ao forte calor e a disponibilidade de umidade.

A chuva pode ser intensa pontualmente, principalmente do centro ao leste, onde o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa. A onda de calor mantém as temperaturas altas desde o amanhecer, com mínimas próximas a 20°C em todas as regiões. À  tarde as temperaturas máximas chegam aos 39°C no Oeste e Litoral Sul.

A semana começa com forte calor no estado. Na segunda-feira, 17, novamente a combinação de calor e umidade, favorece a ocorrência de pancadas de chuva entre a tarde e noite, em especial do centro ao leste, onde a disponibilidade de umidade é maior, o que resulta também em maior risco para temporais com chuva forte em curto espaço de tempo, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Na terça-feira, 18, a instabilidade associada ao calor e a umidade ganha reforço de perturbações em médios níveis da atmosfera, aumentando a condição para chuva intensa no leste do estado. Em alguns momentos a chuva vem em forma de temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Entre a quarta, 19, e a quinta-feira, 20, a onda de calor continua a manter as temperaturas muito altas em Santa Catarina, com tardes em que as temperaturas ultrapassam os 30°C em todas as regiões e, pontualmente, chegam e até mesmo superam os 40°C no Oeste. Com todo esse calor, permanece a condição para temporais, com rajadas fortes de vento, descargas elétricas e granizo, entre as tardes e noites para todas as regiões.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 20ºC e máxima 36ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SEGUNDA: mínima 20°C e máxima 34ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
TERÇA: mínima 21ºC e máxima 32ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
QUARTA: mínima 20ºC e máxima 30ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Veja os detalhes

Domingo (16/01):
Tempo: variação de nuvens em SC, sol em boa parte do dia e mais nuvens com pancadas de chuva e trovoada entre a tarde e noite. Há risco de temporal localizado principalmente do Meio-Oeste ao Litoral.
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste e Litoral Sul.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.
Sistema: massa de ar quente em SC, com formação de áreas de instabilidade a partir da tarde, devido ao calor.

Segunda-feira (17/01):
Tempo: sol e calor em SC, com pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde. No Extremo Oeste a chuva será bem isolada à tarde, e com chuva moderada a forte por alguns momentos no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Temperatura: elevada, mais alta na região Oeste.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas intensas à tarde associadas aos temporais.
Sistema: massa de ar quente em SC, com formação de áreas de instabilidade na tarde e noite devido ao calor.

Terça-feira (18/01):
Tempo: sol com poucas nuvens no Oeste, com chuva fraca e isolada no período da manhã no Meio-Oeste de SC. Nas demais regiões variação de nuvens e pancadas de chuva, com temporais isolados do Planalto ao Litoral.
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste e Litoral.
Vento: nordeste e norte, com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas à tarde.

Quarta-feira (19/01):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e noite em todas as regiões.
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas à tarde.

Quinta-feira (20/01):
Tempo: no Oeste e Meio-Oeste sol e pancadas de chuva com trovoadas à tarde. Do Planalto ao Litoral variação de nuvens e chuva no período da tarde, devido à circulação marítima e a um cavado no Sul do Brasil.
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas à tarde.

Notícias relacionadas