Doação de sangue na pandemia ganha novas regras

Laguna não possui ponto de coleta. O hemocentro mais próximo fica na cidade de Tubarão, que estará atendendo só até dia 31 de janeiro e retornará a partir de março, em virtude de férias coletivas dos servidores.
Foto: Julio Cavalheiro/Secom

 1,704 visualizações,  4 views today

Foram atualizadas as regras para doação de sangue durante a pandemia do novo coronavírus. Agora, conforme orientação técnica do Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quem foi infectado pelo vírus só pode doar dez dias depois de se recuperar. O prazo anterior era de 30 dias.

Segundo a normativa, o prazo se aplica a quem apresentou sintomas de coronavírus, incluindo casos leves e moderados. Para assintomáticos é a mesma coisa, porém, o prazo deve ser contato a partir da data de coleta do exame.

Os órgãos definiram, ainda que aqueles com contato com indivíduos que testaram positivo poderão doar sangue, mas somente depois de sete dias após o último contato. As normativas também são direcionadas aos hemocentros, que devem seguir medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia, como: higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores.

Laguna não possui ponto de coleta. O hemocentro mais próximo fica na cidade de Tubarão, que estará atendendo só até dia 31 de janeiro e retornará a partir de março, em virtude de férias coletivas dos servidores. O telefone de contato é (48) 3626-7383.