Previous
Next

Concessionária conclui remoção de rochas, em Ponta de Laranjeiras

Ação envolveu a remoção do material instável e a reconstrução do talude (área plana de um terreno que limita um aterro para garantir estabilidade), através da contenção com tirantes e concreto planejado. A empresa também fez a implantação de um sistema de drenagem.
Divulgação/CCR

Mais de cinco anos depois após um deslizamento de terra que jogou rochas sobre o tráfego da antiga Ponte Henrique Lage, o trânsito poderá fluir com mais normalidade na região de Ponta de Laranjeiras, em Pescaria Brava.

A CCR ViaCosteira investiu cerca de R$ 2,5 milhões em um trabalho de remoção das rochas e obras de contenção no morro, que duraram meses. A antiga ponte não fazia parte da concessão da empresa, que administra a BR-101 desde 2020, e foi incluso no seu traçado de gestão posteriormente.

A ação envolveu a remoção do material instável e a reconstrução do talude (área plana de um terreno que limita um aterro para garantir estabilidade), através da contenção com tirantes e concreto planejado. A empresa também fez a implantação de um sistema de drenagem.

Quem passar pelo local ainda verá alguns funcionários trabalhando, mas a CCR garante que a parte principal da obra já foi “100% concluída”, segundo a assessoria, e que agora a ação que acontece é somente de limpeza da área reconstruída, a fim de melhorar o aspecto visual.

Relembre

As rochas caíram em setembro de 2016 e bloquearam o trecho, que faz a conexão do tráfego da antiga Ponte Henrique Lage com a Ponte Anita Garibaldi. Uma parte dos sedimentos foi removida naquele mesmo mês por equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). À época, a causa da queda da barreira foi apontada como sendo causada por infiltrações nas camadas formadoras da encosta.

Foto de arquivo: Elvis Palma/Agora Laguna