Casan diz que esgoto em praia se trata de ‘ligação clandestina nas redes de drenagem’

Ainda na nota, a Casan aponta que o programa Trato por Laguna identificou ligações irregulares em 18% dos imóveis vistoriados pelo projeto. "O que aumenta as chances de extravasamento". Dias antes, funcionários da empresa fizeram manutenção na rede e removeram uma grande quantidade de lixo e outros objetos que impedem o funcionamento total das tubulações de coleta.
Foto: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 2,612 visualizações,  4 views today

Fotos que circularam nas redes sociais na virada de ano mostram uma cena que o lagunense já conhece: o esgoto na faixa de areia. A foto foi feita na região da praia do Mar Grosso. Nesta terça-feira, 4, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) emitiu uma nota sobre o assunto.

Segundo a Casan, não foram registrados problemas de esgotamento, mesmo com o fluxo maior de visitantes na cidade. O texto divulgado pela empresa indica que as imagens são referentes a um outro problema. “Trata-se de ligação clandestina nas redes de drenagem, que infelizmente ainda são comuns”, diz. A concessionária também cita conexões irregulares de escoamento da água da chuva para as tubulações de coleta de dejetos.

A água da chuva é coletada por uma rede mantida pela prefeitura municipal. O Portal entrou em contato com a Secretaria de Obras e aguarda posicionamento do órgão.

Ainda na nota, a Casan aponta que o programa Trato por Laguna identificou ligações irregulares em 18% dos imóveis vistoriados pelo projeto. “O que aumenta as chances de extravasamento”. Dias antes, funcionários da empresa fizeram manutenção na rede e removeram uma grande quantidade de lixo e outros objetos que impedem o funcionamento total das tubulações de coleta.

Divulgação/Casan

Leia a nota

A CASAN vem realizando uma série de melhorias visando evitar problemas pontuais na rede de esgoto e água em Laguna. Nas comemorações de final de ano, a companhia não registrou problemas em seu sistema de esgotamento, apesar da grande quantidade de visitantes.

Por desconhecimento, algumas pessoas têm feito postagens em redes sociais sobre extravasamentos de esgoto, porém trata-se de ligação clandestina nas redes de drenagem, que infelizmente ainda são comuns.

Outro problema ainda recorrente é o direcionamento de que água da chuva para as redes de esgoto. Essa prática pode causar diversos problemas, como entupimentos, sobrecarga da rede coletora e extravasamentos na cidade.

A água da chuva também compromete o bom funcionamento da estação de tratamento de esgotos e deve ser direcionada para as redes de drenagem, cuja responsabilidade de ampliação e manutenção é do Poder Público Municipal.

Para combater esses problemas, a CASAN está investindo em programas de fiscalização e campanhas de conscientização sobre o uso adequado da rede de esgoto. O Trato por Laguna está em execução desde janeiro de 2021, e mais de 18% dos imóveis vistoriados estavam com ligações de esgoto e pluviais interligadas indevidamente, o que aumenta as chances de extravasamento.

“Infelizmente ainda é muito comum o mau uso do sistema de esgoto. Uma grande quantidade de resíduos, como gordura, plásticos, panos, entre outros materiais são retirados da rede coletora. Precisamos da colaboração de todos para um ambiente saudável em Laguna”, explica o Gerente da Casan em Laguna, Diego Rodrigues.

Notícias relacionadas