Com escassez de chuva em Santa Catarina e diante da previsão de altas temperaturas para os próximos dias, com máximas que podem alcançar os 40ºC, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) alerta para que seja feito uso consciente dos recursos hídricos durante esse período.
A orientação da empresa é para que o uso da água seja equilibrado para evitar desabastecimento. Entre as dicas básicas, estão: não lavar calçadas, telhados e pátios com água tratada; evite lavar o carro neste período; tomar banhos breves; manter a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes, etc.
A Casan também reforça que, apesar de banhos frios e breves estarem nas recomendações para aliviar o calor, o chuveiro é um dos principais pontos de consumo de água, já que cerca de 75% do que é consumido em uma residência é originado nos banheiros. “Uma alternativa é manter uma garrafinha de spray, que pode também trazer conforto ao refrescar o corpo”, indica a empresa.
Previsão do tempo alerta que a sensação térmica em algumas cidades do Litoral e do Vale do Itajaí podem alcançar os 50ºC e provocar a sensação de ar abafado. Nesses períodos, é indicado evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, manter espaços bem arejados e hidratação constante, priorizar alimentos leves, buscar as correntes de vento de sua residência e usar roupas claras e soltas.