Calor não dá trégua neste fim de semana, em Laguna

A previsão segue sendo de calor intenso e tempo firme na maior parte do dia em Santa Catarina neste domingo, 23. No final da tarde, há possibilidade de temporais isolados.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Devido a atuação de uma massa de ar quente e seco, Laguna segue registrando altas temperaturas e forte calor, ao longo do final de semana, com temperatura máxima acima de 35º. No período noturno, a temperatura permanece elevada, com valores de 22 a 27°C na maior parte das regiões.

Além disso, a umidade relativa do ar fica em média entre 30% a 50% no interior do estado e de 60 a 70% no Litoral, no período da tarde.

A onda de calor segue atuando no estado neste sábado, 22, o que mantém a sensação de calor intenso. Entre o fim da tarde e o início da noite, pancadas de chuva (por vezes em forma de temporais) podem ocorrer de maneira isolada por conta da disponibilidade de  calor e umidade. As temperaturas permanecem altas por toda Santa Catarina, com máximas que podem pontualmente superar os 40°C na porção oeste e que variam de 32°C a 39°C nas demais regiões do estado.

A previsão segue sendo de calor intenso e tempo firme na maior parte do dia em Santa Catarina neste domingo, 23. As temperaturas máximas seguem altas, variando de 36°C a 40°C na porção oeste, ficando em torno de 38°C no Litoral Sul e oscilando entre 32°C a 38°C nas demais áreas. No final da tarde, há possibilidade de temporais isolados, especialmente entre o Planalto Sul e Meio-Oeste catarinense.

Na segunda-feira, 24, as altas temperaturas seguem sendo o destaque. As máximas continuam elevadas por todo o estado, variando de 38°C a 42°C na porção oeste e  Litoral Sul e oscilando entre 32°C e 38°C nas demais áreas. No final da tarde, o aumento da umidade disponível e a presença de perturbações em baixos níveis atmosféricos trazem chance de temporais isolados mais organizados em relação aos dias anteriores, especialmente para o Meio-Oeste catarinense.

O calor intenso persiste durante a próxima semana no estado e a presença de um bloqueio atmosférico segue impedindo a entrada de sistemas mais organizados no estado. O risco associado a onda de calor é alto a muito alto em todas as regiões. As instabilidades voltam a ganhar força entre terça, 25, e quarta-feira, 26, retornando a maior condição para temporais no estado.

Em Laguna

SÁBADO: mínima 23ºC e máxima 37ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
DOMINGO: mínima 23°C e máxima 37ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SEGUNDA: mínima 24ºC e máxima 37ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
TERÇA: mínima 23ºC e máxima 35ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Veja os detalhes

Sábado (22/01):
Tempo: ensolarado e quente em SC. À tarde, aumento de nuvens com pancadas de chuva de verão (passageiras e isoladas) e temporais localizados, especialmente no Extremo Oeste, Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
Temperatura: alta, onda de calor segue predominando no estado.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas mais persistentes no Litoral.
Sistema: massa de ar quente e seco em SC, com convecção bem isolada à tarde.

Domingo (23/01):
Tempo: não muda, segue ensolarado e quente em SC. À tarde, condição de pancadas de chuva de verão e temporais localizados especialmente do Extremo Oeste ao Planalto, Litoral Sul e Vale do Itajaí.
Temperatura: alta, onda de calor segue predominando no estado.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas mais persistentes no Litoral.
Sistema: massa de ar quente e seco em SC, com convecção bem isolada à tarde.

Segunda e Terça-feira (24 e 25/01):
Tempo: sol com algumas nuvens e forte calor em SC, com pancadas de chuva de verão com trovoadas na tarde e noite. Risco de temporais localizados especialmente do Extremo Oeste ao sul do Estado.
Temperatura: alta, onda de calor segue predominando no estado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais persistentes no Litoral.

Quarta-feira (26/01):
Tempo: sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com temporais localizados na tarde e noite, devido ao forte calor e uma frente fria que chega ao RS.
Temperatura: alta, onda de calor segue predominando no estado.
Vento: nordeste a noroeste, com variação para sul no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.

Previous
Next