Vídeo: Polícia esclarece ação realizada na madrugada de domingo, no Mar Grosso

Uso de força menos letal foi necessário, segundo a PM, para a dispersão. Houve reação hostil à ação policial com garrafas, pedras e latas de bebidas alcoólicas sendo atiradas na direção da guarnição.

A Polícia Militar de Laguna (PM) confirmou, nesta segunda-feira, 13, que interrompeu o evento universitário realizado neste final de semana, na praia do Mar Grosso, e lavrou um termo circunstanciado contra a organização por terem infringindo determinação de impedir a propagação de doença contagiosa, conforme artigo 268 do Código Penal.

A ação policial foi realizada após denúncias de falta de condições sanitárias mínimas para evitar a proliferação do novo coronavírus por parte dos organizadores e frequentadores do Uni Spring Break. A organização do evento foi contatada pela reportagem, mas não retornou as mensagens enviadas pelo Portal. No sábado, 11, a Vigilância Sanitária também fez notificações e infrações por motivos idênticos.

“A guarnição da PM foi até o local e efetivamente foram constatadas situações de descumprimento do decreto 1214/2021 ‘Evento Seguro’, principalmente relacionadas à falta de máscaras e de distanciamento social, falta de disponibilização de álcool gel”, diz a nota enviada pela corporação à imprensa.

A polícia também precisou agir no entorno para dispersar pessoas na praça Nelson Moreira Netto (Villa), na madrugada de sábado para domingo, 12, quando ocorreu o encerramento do evento. A praça fica no entorno da estrutura montada para a arena onde ocorreram as disputas entre as atléticas universitárias e as atrações musicais.

O uso de força menos letal foi necessário, segundo a PM, para a dispersão. Houve reação hostil à ação policial com garrafas, pedras e latas de bebidas alcoólicas sendo atiradas na direção da guarnição. As cenas lembraram o ocorrido em 2019, quando a polícia também precisou recorrer à esse método no mesmo local.