Inclusa entre as 70 cidades que vão receber recursos na primeira etapa do pacote bilionário denominado de Plano 1000, Laguna espera receber cerca de R$ 46 milhões para a realização de obras estruturantes em áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social. A verba é do Governo de Santa Catarina.
Parte desse recurso será aplicada em ações nas comunidades mais afastadas do núcleo urbano de Laguna e para isso os moradores serão ouvidos, para que sejam identificados os pontos de infraestrutura necessários para melhorar o cotidiano.
“Vamos falar com as lideranças das comunidades, pois vamos descentralizar esse recurso para todo o município. Parte dessa verba vai chegar nas comunidades onde vive a nossa população”, anunciou o prefeito Samir Ahmad (sem partido), em entrevista à Rádio Difusora.
O Plano 1000 requer a apresentação de projetos que serão analisados por técnicos do Estado para definir a autorização para liberação do recurso para a cidade. Ahmad disse à emissora que já foi solicitada a elaboração destas plantas para a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan).
O projeto estadual já é considerado como a maior política municipalista catarinense. Ao todo, 7,3 bilhões serão liberados nessa primeira etapa. A base de cálculo do valor que cada cidade irá receber considera R$ 1 mil por morador, o que não é, necessariamente, um limite para que os projetos sejam realizados.