A duração das visitas aos detentos reclusos na Unidade Prisional Avançada (UPA) foi ampliada e poderá durar até duas horas. É o que diz uma nova portaria da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), divulgada há poucos dias. A diretriz leva em consideração o mapa de risco e na condição atual, Laguna está classificada em risco moderado (azul).
Conforme o mapa, a SAP definiu os tempos. Se a região for para o nível amarelo ou laranja (alto e grave), a visita é de 1h30 e no nível vermelho (gravíssimo) é suspensa. Será permitida a entrada de três visitantes por interno.
Segundo a normativa, para ingressar na unidade, o visitante deverá usar máscara de proteção, higienizar as mãos e ter a temperatura aferida. Deve apresentar carteira de vacinação com indicativo de imunização com as duas doses da vacina contra o novo coronavírus e não pode ter sintomas de contaminação pela doença. No caso de menores de idade, é necessário comprovar ao menos a primeira dose.
As visitas sociais poderão acontecer, de forma presencial ou virtual, duas vezes ao mês nas unidades prisionais. O visitante pode escolher entre as duas modalidades, ou uma visita social e uma conjugal mensal, em semanas distintas.
Já nas socioeducativas, as visitas também são realizadas nos formatos presenciais ou virtuais. É possível quatro visitas sociais por mês, podendo o visitante escolher entre as duas modalidades, ou duas virtuais ou duas presenciais.