#SóAcho: Vem a chuva e os velhos problemas

Um resumo dos principais fatos da semana, na visão e nas lentes de Elvis Palma.
Foto: Flávia Guimarães/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,560 visualizações,  20 views today

DEU UM PÉ D’ÁGUA daqueles essa semana que deixou várias ruas alagadas em nossa cidade. Claro, o volume foi grande e para dar vazão, levou algum tempo. Velhos problemas novamente chamaram a atenção, e precisam de uma maior atenção. Posso citar o Centro Histórico que a beira da lagoa, ou melhor, a poucos metros, não consegue dar vazão de imediato.

MAIS UM BOTO sem vida nas areias da praia do Mar Grosso no começo da semana. Recolhido pelo PMP BS / Udesc – Laguna, o animal seguiu para análise onde se observou que ele possuía marcas de mordida de tubarão. Já a toninha, ficou evidente a maldade humana em cortar o animal ao meio para que ele se soltasse de uma rede. Triste, mas isso acontece com uma certa frequência.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

DEU B.O NO ÚLTIMO SHOW: Dezenas de pessoas procuraram as delegacias de polícia como também registraram boletins através do meio eletrônico disponível. Várias postagens nas redes sociais, relatando muitos furtos de bolsas e celulares durante um show nacional, realizado na Praça Seival, em noite de Natal na Praia do Mar Grosso. Não adianta, essa turma vem organizada para esse objetivo e ao primeiro descuido natural ou provocado, lá se foi o celular, entre outros pertences.

ATOR GLOBAL EM LAGUNA: O ator Werner Schünemann esteve em Laguna nesta semana para o lançamento de sua primeira obra literária. Alice deve estar viva (Almedina, 2021) é um romance ambientado no pampa gaúcho terra natal do escritor.

ANOTE NA SUA AGENDA: Laguna será uma das paradas da Caravana do Emprego. Uma unidade móvel do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Santa Catarina estará na cidade em 14 de janeiro, no Centro Histórico para oferecer serviços às pessoas interessadas em conseguir emprego. Aproveite.

Divulgação/SDE

CHAMOU A ATENÇÃO as filas formadas por veículos saindo de nossa cidade no final de tarde e noite de Natal. Não dever ser diferente o que vai ocorrer após a virada do ano. Muitos vem para a nossa praia para acompanhar a passagem do ano e devem retornar no mesmo dia. Mesmo sem algo programado por conta da pandemia, a praia deve receber um grande número de pessoas.

NO PORTO: A dragagem do berço de atracação do Porto de Laguna já teve início. Máquinas e funcionários da empresa contratada trabalham para aumentar a profundidade, melhoria que permitirá o recebimento de embarcações de maior porte. O objetivo do Governo do Estado, por meio da SCPAR, é impulsionar as operações no local e, consequentemente, fomentar o setor pesqueiro e toda a economia de Laguna.

VAMOS TER QUE AGUARDAR Esse final de semana para ver o novo mapa de risco que avalia o estágio de proliferação do novo coronavírus nas 17 regiões de saúde de Santa Catarina. O Ataque hacker ocorrido no início do mês de dezembro deixou instabilidades nos sistemas do Ministério da Saúde. Podemos ter uma realidade bem diferente das apresentadas até agora quando tudo voltar ao normal.

AS CIDADES ESTÃO DANDO O ALERTA: Assim como a nossa, no que se refere a atendimentos e caso de contaminação do novo coronavírus e suas variantes. Cuidados também são necessários sobre a onda de gripe que vem chamando a atenção dos órgãos oficiais e também das unidades hospitalares. Podemos pagar e caro essa conta lá na frente, os sinais são evidentes e vem de todos os lados. Os números são crescentes e se observa isso nos boletins do município, do estado e nível nacional.

EU FIZ A MINHA PARTE, por mim e também por nós. Chegou o dia de tomar a dose de reforço da vacina que denomino “dose de esperança”. Que cada um possa ter esse compromisso coletivo onde uns dependem dos outros para sairmos dessa situação. Essa foi a terceira dose que tomei e se tiver uma quarta, quinta e outras, vou estar fazendo a minha parte como também tomando todos os cuidados necessários recomendados. É necessário, é importante, que cada um possa ser responsável pensando no coletivo.

VACINÔMETRO: A Secretaria de Saúde atualizou os dados referente as pessoas vacinadas contra a Covid-19 no município. De acordo com o levantamento, são 34.956 pessoas com a primeira dose da vacina, sendo 32.724 com as duas etapas de imunização, incluindo as pessoas vacinadas com dose única. Vacinados com a terceira dose somam 8.052 pessoas.

Foto: Arquivo pessoal

INFELIZMENTE os casos confirmados no mês de dezembro foram maiores que o registrados em novembro. Relembramos que em setembro foram confirmados, segundo boletim epidemiológico do município, 117 casos, em outubro 73 casos, novembro foram 39 e dezembro passamos para 43 casos confirmados. Pode-se dizer que a conta chegou por alguns excessos cometidos. Essa é a minha opinião.

QUE COISA ISSO? Verdade, tem coisas que se fala que não são segredos para ninguém, principalmente em certos grupos de conversas, que nem todos tem o mesmo pensamento “ou partido” e claro, são compartilhadas aos quatro cantos. Antes de escrever, pense e repense, pois boca fechada, como diz o ditado, não entra mosca.

CHEGAMOS AO FINAL do ano de 2021. A vida é feita de momentos bons e ruins. Assim é para você, e assim é para todos. Alguns dias sorrimos mais e outros menos, mas o que realmente conta é a forma como superamos esses momentos difíceis, principalmente nos últimos dois anos. Então, nesta virada de ano, época de festa e reflexão, faça por esquecer e perdoar quem feriu você. Tente não se focar no que deu errado ou onde você falhou, mas sim no futuro, na retomada, no recomeço e principalmente pelo dom de estarmos vivos, seja grato por isso, muitos não tiveram essa sorte. Um feliz e abençoado ano novo.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Útimas Notícias