Previous
Next

Sites das prefeituras de Laguna e Pescaria Brava saem do ar após ataque hacker

Além dos sites institucionais municipais, o portal de algumas associações, como a Amurel, também está fora do ar. Quem acessa é redirecionado para um aviso de que a página demora para responder ou obtém como resposta um código de programação.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Um ataque hacker, detectado na manhã desta quarta-feira, 1°, aos servidores da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) provocou uma queda dos sites das prefeituras de Laguna, Pescaria Brava e municípios associados que possuem suas páginas oficiais ligadas à associação. Até as 13h, os portais institucionais continuavam fora do ar, mas o da Fecam (fecam.org.br) funcionava normalmente.

Além dos sites institucionais municipais, o portal de algumas associações, como o da Amurel, também está fora do ar. Quem acessa é redirecionado para um aviso de que a página demora para responder ou obtém como resposta um código de programação.

Os sites amanheceram com uma mensagem sobre o ataque, reivindicado pelo hacker que se denomina de “Shawty Boy, Defacer número 1 do Sul ;)” [sic]. O texto criticava a capacidade técnica dos programadores da entidade. O invasor seria do Paraná e já atuou em outras ações que resultaram na queda das páginas oficiais da Universidade Federal de Rondônia, Governo do Rio de Janeiro, prefeituras de Contagem (MG), Montes Claros (MG) e Suzano (SP), entre outras.

O ataque é visto como de cunho político, já que há referência ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente da Fecam, Clenilton Pereira (PSDB), prefeito de Araquari, garantiu que os técnicos já atuam no restabelecimento dos servidores e dos portais. “A gente já está resolvendo isso. Infelizmente os bandidos não atuam só presencialmente, mas também virtualmente. Uma pena isso, mas daqui a pouco estaremos resolvendo e mantendo vocês informados”, disse, em vídeo.

A entidade também se posicionou em nota à imprensa. “Como resposta a este ataque a FECAM bloqueou o acesso a todos os sites de forma preventiva, para aplicação de segurança. Tanto a equipe interna quanto os parceiros externos, estão trabalhando para solucionar o problema da maneira mais breve possível. Novos portais e novos e-mails não foram afetados pelo ataque, concentrado apenas no sistema antigo. Vale destacar que já estava em processo uma migração de tecnologias e sistemas que hospedam os sites dos municípios, associações e consórcios”, diz o texto (veja abaixo).

Nota da Fecam

 

FECAM NEUTRALIZA ATAQUES AOS SITES

Alguns dos sites dos municípios, associações e consórcios fornecidos pela FECAM foram atacados nesta madrugada de quarta-feira (01). Os criminosos divulgaram mensagens de cunho ofensivo, com teor político e defendendo medidas contrárias às recomendações de proteção contra a disseminação da Covid-19. A FECAM é uma defensora intransigente da vacinação e das medidas protetivas.

Como resposta a este ataque a FECAM bloqueou o acesso a todos os sites de forma preventiva, para aplicação de segurança. Tanto a equipe interna quanto os parceiros externos, estão trabalhando para solucionar o problema da maneira mais breve possível. Novos portais e novos e-mails não foram afetados pelo ataque, concentrado apenas no sistema antigo. Vale destacar que já estava em processo uma migração de tecnologias e sistemas que hospedam os sites dos municípios, associações e consórcios.

Todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades civis e criminais do ato estão sendo tomadas pela FECAM. Informamos ainda que até o momento somente as páginas iniciais dos portais foram afetadas.


Atualizado às 13h35.