Setores econômico e turístico comemoram movimento na virada de ano

Ramo hoteleiro da cidade registra ocupação próxima de 100%, conforme cálculos de empresários e gerentes de empreendimentos. 
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Laguna cancelou as atrações de Réveillon após os novos entendimentos sanitários do Estado e autorizou somente eventos particulares a acontecerem, seguindo o protocolo conhecido como “Evento Seguro”. Apesar disso a procura de turistas pela cidade é grande e o município já registra um fluxo que gira entre 100 e 150 mil pessoas nessa virada de ano, conforme estatísticas da prefeitura e polícia.

Os números são comemorados pelos setores econômico e turístico do município. O ramo hoteleiro da cidade registra ocupação próxima de 100%, conforme cálculos de empresários e gerentes de empreendimentos.

Alguns hotéis promoverão eventos em suas dependências para marcar a chegada do ano novo. É o caso do Samba Laguna Tourist, que passou por um processo de renovação nos últimos meses após uma troca de gestão com a vinda da rede Samba Bossa Nova, de Minas Gerais. “Estamos com excelente ocupação”, celebra a gerente Ludmilla Panzette.

Às vésperas da chegada do ano novo, o Ravena Cassino Hotel afirma que todos os quartos estão ocupados. “Mesmo não tendo a virada na praia, estamos com grande circulação de hóspedes no hotel. Cem por cento de ocupação para a virada e 75% para o restante da temporada”, descreve o gerente Juliano Neves. Outros hotéis da região, como Flipper, Atlântico Sul e Renascença – que vive momento de reorganização –, também têm índices semelhantes. “O movimento está muito bom. O pessoal está cansado de estar em casa e [o setor] está funcionando”, comemora a empresária Jane Vieira.

Também na mesma região, o setor imobiliário viu uma procura considerável por imóveis para alugar. Pryssilla Stüpp atua como corretora nesse ramo. Segundo ela, 90% dos imóveis anunciados em sua página na internet foram alugado. “Tudo que tínhamos dentro do valor de mercado foi alugado, e algumas pessoas ainda estão nos procurando para alugarem período menores, antes e após o Réveillon, nossa expectativa com certeza está sendo superada, o que gera um aquecimento considerável na economia de Laguna e dos lagunenses”, comenta.

Para fugir do ritmo frenético do Mar Grosso nessa virada de ano, muitos procuram ambientes mais tranquilos como pousadas. Na região do Farol de Santa Marta e de Itapirubá, balneários mais afastados do núcleo urbano, os leitos beiram a ocupação de 100%. “O pacote de final de ano está lotado e janeiro será uma surpresa, vai depender muito do tempo e pandemia”, comenta o empresário Flávio Alves, responsável pela Vida Farol.

“Depois de duas temporadas de pandemia, temos sentido um fluxo maior de pessoas, que se sentem mais confortáveis em sair viajando. Temos expectativas muito boas a partir de janeiro. Dá pra sentir que será uma temporada bem movimentada. Com certeza vamos conseguir retomar as atividades. Esperamos que seja um verão muito bom para todo o comércio de Laguna”, avalia o empresário João Alberto Schmitz Filho, o Baiuka.

‘Uma das melhores viradas’, prevê secretário

Para o secretário de Turismo e Lazer, José Mello Junior, essa será uma das melhores viradas dos últimos anos. “A cidade está aumentando em todos os sentidos”, avalia o gestor. A prefeitura trabalha com muitas expectativas, apesar de o Réveillon ter sofrido os impactos da presença de uma variante mais transmissível do novo coronavírus, a Ômicron, e o aumento das síndromes gripais.

O ramo da gastronomia também espera um amento nessa época do ano. “Está muito bom o movimento, melhor que os últimos dois anos e a expectativa é de elevação nos dias seguintes”, prevê Pedro David, empresário do setor. Os reflexos do aumento são sentidos por outras áreas econômicas, como a mercadista, que viu a chegada dos primeiros empreendimentos atacadistas da cidade no segundo semestre. “Todos sentiram mudanças e muitos se reinventaram para conseguir manter as vendas. De modo geral, a economia está fortalecida e a expectativa é a que a temporada seja positiva”, avalia o empresário Patrik Paulino.

600 mil veículos

A CCR ViaCosteira projeta que cerca de 600 mil veículos devem trafegar pela BR-101 no trecho Sul nesses dias que marcam a virada de 2021 para 2022. A empresa que administra a rodovia federal reforçou suas equipes de atendimento. Em paralelo, para assegurar a segurança, a Polícia Rodoviária Federal colocou mais agentes na rua em uma operação de fiscalização intensa no Réveillon.

Notícias relacionadas