Semana deve iniciar com mudanças climáticas

Entre a tarde e a noite de segunda-feira, 20, a combinação entre calor e umidade fornece condições para chuva e chance de temporais isolados com raios e eventual queda de granizo, sobretudo no oeste do estado.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Após um final de semana com tempo firme na maior parte do estado, há previsão de mudanças nas condições do tempo ao longo da semana em Santa Catarina. As temperaturas seguem elevadas durante as tardes, com máximas próximas ou acima dos 30*C entre os Planaltos e o Litoral e que ultrapassam os 35ºC no Oeste — podendo se aproximar dos 40ºC em algumas cidades na segunda (20) e na terça-feira (21).

Entre a tarde e a noite de segunda-feira, 20, a combinação entre calor e umidade fornece condições para chuva e chance de temporais isolados com raios e eventual queda de granizo, sobretudo no oeste do estado.

Entre a tarde e noite de terça-feira, 21, a disponibilidade de calor, umidade e instabilidades presentes na atmosfera favorecem a ocorrência de chuva em toda SC, que vem em forma de temporais com descargas elétricas, rajadas fortes de vento e queda de granizo, principalmente do Meio-Oeste ao Litoral.

Entre quarta, 22) e quinta-feira, 23, um novo ciclone deve se formar entre o litoral catarinense e do sudeste do Brasil, fornecendo condições para chuva em todo o estado. Entre a tarde e a noite de quarta-feira, 22, há risco novamente de temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Ao longo da quinta-feira, 23, a circulação marítima passa a atuar sobre a costa catarinense, o que favorece a ocorrência de chuvas rápidas no litoral e áreas próximas. Nas demais regiões o tempo volta a ficar estável e as temperaturas elevadas voltam a ser destaque durante o período da tarde.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 18ºC e máxima 32ºC – Sol com algumas nuvens;
SEGUNDA: mínima 16°C e máxima 34ºC –
Sol com algumas nuvens;
TERÇA: mínima 18ºC e máxima 32ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
QUARTA:
mínima 19ºC e máxima 28ºC –
Encoberto com chuva.

Veja os detalhes

Domingo (19/12):

Tempo: sol e poucas nuvens na maior parte do dia em SC. Do Planalto ao Litoral com mais nuvens pela madrugada e inicio da manhã e chuva fraca especialmente na faixa litorânea, e com mais nuvens e trovoadas isoladas à tarde no Oeste e Meio-Oeste.

Temperatura: em elevação, mais alta acima de 32°C na maior parte do Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste, chegando a quase 40°C em localidades próximas ao RS no Oeste.

Vento: sudeste e leste, fraco a moderado com rajadas no Oeste.

Sistema: alta pressão no sul do Brasil, com centro no litoral do RS e cavado sobre o sul do Paraguai e nordeste da Argentina.

Segunda-feira (20/12):

Tempo: sol e calor na maior parte do dia em SC. A partir da tarde aumento de nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas do Oeste aos Planaltos. Risco de temporal localizado.

Temperatura: alta em todas as regiões, acima de 34°C na maior parte do Oeste e Meio-Oeste, chegando a quase 40°C em localidades próximas ao RS no Oeste.

Vento: nordeste, com variações de sudeste no Oeste e Meio-Oeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: alta pressão no litoral do sul do Brasil e cavado sobre o sul do Paraguai e nordeste da Argentina.

Terça-feira (21/12):

Tempo: variação de nuvens em SC, com pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde em toda SC. Risco de temporal localizado no estado.

Temperatura: alta em todas as regiões, com sensação de ar abafado.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Quarta-feira (22/12):

Tempo: muitas nuvens a encoberto em SC, com chuva ocasional no decorrer do dia devido a áreas de baixa pressão (cavado) sobre o Sul do Brasil. Por alguns momentos chuva com intensidade moderada no Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral, com risco de temporal.

Temperatura: amena em relação aos dias anteriores.

Vento: sudoeste a sul, moderado, com rajadas no litoral.

Notícias relacionadas