Semana começa com chuva e temporais localizados

Há chance de chuva intensa em curto intervalo de tempo. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa é moderado na porção oeste e alto dos Planaltos ao litoral.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

A atuação de uma área de baixa pressão aliada ao aquecimento diurno e ao fluxo de umidade favorece pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais (chuva de forte intensidade, com raios e eventual queda de granizo e rajadas de ventos) no estado, neste domingo, 5. Há chance de chuva intensa em curto intervalo de tempo. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa é moderado na porção oeste e alto dos Planaltos ao litoral. À tarde, as temperaturas máximas variam de 31°C a 36°C na porção oeste, chega aos 32°C no Planalto Norte, 28°C no Planalto Sul e fica entre 27°C a 30°C nas demais regiões. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade.

Já na segunda-feira, 6, a presença de uma área de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade deixa o dia com variação de nuvens a nublado com pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, em todo estado. Ainda há chance de chuva intensa em curto intervalo de tempo em localidades do leste catarinense. O risco para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa é moderado a alto. Amanhecer com temperaturas perto dos 11°C no Planalto Sul, de 12°C a 16°C na porção oeste, Planalto Norte e de 16°C a 21°C nas demais áreas. À tarde, faz calor na porção oeste e as máximas variam de 27°C a 32°C. Dos Planaltos ao litoral, pela maior presença das nuvens, as máximas ficam entre 20°C a 25°C. Ventos de leste a sudeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Na terça-feira, 7, a atuação de uma alta pressão deixa o dia com sol e algumas nuvens na porção oeste. Mas, entre a tarde e noite, há chance de chuva bem isolada, mal distribuída por conta do calor. Este mesmo sistema favorece o fluxo de umidade do oceano em direção ao leste catarinense, o que deixa o dia com variação de nuvens e chuva isolada dos Planaltos ao litoral. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto dos 8°C no Planalto Sul (localmente podendo ser mais baixo), variando de 11°C a 15°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana e de 15°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 26°C a 31°C na porção oeste e não passam dos 25°C no centro-leste de SC. Ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Na quarta-feira, 8, a circulação marítima ainda deixa o dia com variação de nuvens, com aberturas em que o sol aparece, e chance de chuva bem isolada no litoral e áreas próximas. Nas demais regiões, dia com sol e algumas nuvens. Na quinta-feira, 09, dia será com sol e poucas nuvens em toda Santa Catarina.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 18ºC e máxima 28ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SEGUNDA: mínima 18°C e máxima 22ºC – Encoberto com chuva
;
TERÇA: mínima 17ºC e máxima 24ºC – Nebulosidade variável e chuva isolada
;
QUARTA: 
mínima 16ºC e máxima 24ºC – Sol com chuva no início do dia
.

Veja os detalhes

Domingo (05/12):

Tempo: sol entre nuvens em grande parte de SC. A partir da tarde, pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões, com risco de temporais isolados e granizo (aviso meteorológico). Maiores volumes de chuva são esperados entre o Planalto e Litoral.

Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas associadas às trovoadas, virando para sudeste no interior de SC, no fim do dia.

Sistema: baixa pressão influenciando SC.

Segunda-feira (06/12):

Tempo: no Oeste, chuva com melhora no decorrer do dia. No Litoral e Vale do Itajaí, chuva a qualquer momento e mais persistente, com totais mais elevados, devido à circulação marítima. Chuva nas demais regiões, melhorando à noite. Persiste o risco de temporais localizados (aviso meteorológico) especialmente no Litoral e norte do Estado.

Temperatura: mais amena, com maior elevação no Oeste.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: baixa pressão influenciando SC.

Terça-feira (07/12):

Tempo: do Oeste ao Planalto, sol com mais nuvens no início do dia. No Litoral e Vale do Itajaí, variação de nuvens com chuva fraca e isolada.

Temperatura: mais amena, com maior elevação no Oeste.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (08/12):

Tempo: no início do dia, mais nuvens do planalto ao litoral, com chuva fraca da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. Predomínio de sol em todo o estado no decorrer do dia.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (09/12):

Tempo: sol e algumas nuvens em SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Notícias relacionadas

Previous
Next