SC tem pela primeira vez todas as regiões em azul no mapa de risco

Matriz tem objetivo primordial de ser uma ferramenta de tomada de decisão.
Divulgação/SES

Pela primeira vez desde julho de 2020, quando foi instituído, o mapa de risco que avalia a evolução do novo coronavírus no estado de Santa Catarina está inteiramente azul. Isso quer dizer que todas as regiões de saúde catarinenses estão classificadas como em nível moderado. O novo mapa foi divulgado neste sábado, 11.

Há mais de nove semanas, o estado não possui regiões classificadas em nível laranja (grave) e vermelho (gravíssimo). O avanço da vacinação contra o novo coronavírus é um dos fatores principais que ajudaram Santa Catarina a chegar nessa condição atual. A matriz tem objetivo primordial de ser uma ferramenta de tomada de decisão.

“A classificação dessa semana precisa ser analisada com cautela. Apesar do cenário altamente favorável de melhora do quadro sanitário, ainda se faz necessário acompanhar as atualizações dos próximos dias para identificar se o quadro se manterá. O ataque que os sistemas do Ministério da Saúde sofreram na última sexta feira podem ter impactado na atualização das notificações, hospitalizações e óbitos, bem como na da vacinação, influenciando ainda que de forma reduzida na avaliação da matriz de risco. Estamos em contato com o Ministério da Saúde, acompanhando os esforços que as equipes vêm fazendo para retorno dos sistemas”, analisa o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

Notícias relacionadas

Previous
Next