Portais institucionais de prefeituras começam a voltar ao ar após invasão hacker

O Portal Agora Laguna consultou os sites das prefeituras de Laguna e Pescaria Brava e até 11h30, eles estavam no ar, sem sinais de perda de links ou conteúdo. 
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,220 visualizações,  4 views today

Mais de 20 horas após o ataque hacker que inviabilizou o acesso aos portais de 245 prefeituras de Santa Catarina, incluindo Laguna e Pescaria Brava, as páginas começaram a voltar ao ar, na manhã desta quinta-feira, 2. A invasão foi em um dos servidores da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), responsável por hospedar os sites destes municípios e de algumas associações regionais, como a Amurel.

Portal Agora Laguna consultou os sites das prefeituras de Laguna e Pescaria Brava e até 11h30, eles estavam no ar, sem sinais de perda de links ou conteúdo. No início da tarde desta quinta, uma nota foi divulgada pela federação. (Leia no final da matéria).

Na manhã de quarta-feira, 1º, os sites amanheceram com uma mensagem sobre o ataque, reivindicado pelo hacker que se denomina de “Shawty Boy, Defacer número 1 do Sul ;)” [sic]. O texto criticava a capacidade técnica dos programadores da entidade. O invasor seria do Paraná e já atuou em outras ações que resultaram na queda das páginas oficiais da Universidade Federal de Rondônia, Governo do Rio de Janeiro, prefeituras de Contagem (MG), Montes Claros (MG) e Suzano (SP), entre outras.

Em uma publicação no Twitter, o hacker riu da situação. “Não imaginei esse estrago todo hehe [sic]”, escreveu. O ataque foi visto como de cunho político, já que há referência ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e críticas às medidas de isolamento social. Em nota, ainda na quarta-feira, a Fecam disse que “novos portais e novos e-mails não foram afetados pelo ataque, concentrado apenas no sistema antigo” e que “já estava em processo uma migração de tecnologias e sistemas que hospedam os sites dos municípios, associações e consórcios”.

Nota da Fecam

A FECAM – Federação de consórcios, associações e municípios, informa que os portais municipais que sofreram um ataque criminoso nessa quarta-feira (01), já estão online e disponíveis para acesso.

Nossa equipe de TI realizou o diagnóstico da invasão e aplicou as medidas necessárias para corrigir as falhas de segurança do sistema antigo. Todas as evidencias do ataque já foram coletadas e encaminhadas para as tratativas legais cabíveis através de boletim de ocorrência.

Informamos também que os novos portais e sistemas não foram afetados devido a serem desenvolvidos com as melhores práticas e tecnologias do mercado, assim como também, os dados não foram comprometidos.

Continuamos o trabalho de monitoramento e correção de falhas do sistema antigo, por isso alguns módulos poderão ainda apresentar instabilidade momentânea. Reforçamos o convite para que os municípios utilizem a nova plataforma de portais o mais breve possível.

Agradecemos a paciência e continuamos o trabalho e comprometimento de fornecer o melhor em serviços e tecnologias para os municípios, associações e consórcios Catarinenses.