Polícia indicia homem que atirou em cachorro, no bairro Perrixil

Exame radiológico apontou a presença de um projétil no crânio do cachorro, ocasionado pelo disparo investigado e se encontra saudável atualmente, sem sequelas e não corre risco de morte.

O homem apontado como autor do disparo contra um cachorro no dia 2 de novembro foi indiciado pela Polícia Civil. O inquérito foi concluído na quinta-feira, 16, e submetido para apreciação do Ministério Público, que avaliará se prossegue com a denúncia na Justiça ou não.

O caso, divulgado pelo Portal Agora Laguna, causou revolta em defensores da causa animal e repercutiu de forma estadual. As imagens obtidas com exclusividade pela reportagem mostraram o momento em que o motorista de um carro preto chama a atenção do cachorro e logo na sequência, um disparo é ouvido e o cachorro late de dor. O condutor do veículo fugiu.

A polícia abriu investigação ainda no mesmo dia. O autor é morador do bairro e tem 35 anos. Segundo a polícia, ele foi indiciado pela prática de maus tratos de animal (artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais). Foram determinadas medidas cautelares judiciais como proibição de ausentar-se da comarca, proibição de frequentar bares e obrigação de recolher-se ao domicílio no período noturno.

O cachorro, conhecido como ‘Negão’, foi resgatado por uma cuidadora local, que ficou responsável por sua recuperação. O exame radiológico apontou a presença de um projétil em seu crânio, ocasionado pelo disparo investigado e se encontra saudável atualmente, sem sequelas e não corre risco de morte. Em outras oportunidades, o mesmo animal foi vítima de maus tratos, conforme relatos de vizinhos.

Maus tratos é crime

Os casos como esse são investigados com base na lei de Crimes Ambientais. Em seu artigo 32, é dito que há criminalização de atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilação contra animais silvestres, domésticos ou domesticados.

Essa lei foi modificada em setembro de 2020 e se tornou mais rígida com a ampliação da pena para maus-tratos a cães e gatos. Segundo o texto, a punição agora é de dois a cinco anos de reclusão, com multa e proibição de guarda, e o autor do crime passa também a ter registro de antecedentes criminais. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (48) 3644-0013 (Gerência de Bem Estar Animal), 190 (PM), ou 181 (Polícia Civil).

Notícias relacionadas

Previous
Next