A prefeitura de Laguna confirmou o que já era esperado desde a divulgação de uma portaria restritiva do governo do Estado sobre eventos ao ar livre. O Carnaval de 2022 será limitado aos blocos carnavalescos particulares.
A medida foi anunciada no fim da tarde desta quinta-feira, 9. Com isso, eventos como desfile de pré-carnaval das escolas de samba e blocos de rua como o da Pracinha estão proibidos. A normativa estadual foi editada diante do temor da proliferação da variante Ômicron, do novo coronavírus.
A prefeitura condicionou a liberação desses blocos fechados à exigência de passaporte vacinal (comprovação de imunização com duas doses), uso de máscaras, álcool em gel e o controle de público. Não há permissão para saída de trios elétricos pelas ruas.
Um plano de contingência deve ser feito e apresentado pela organização dos eventos para obter o aval de realização junto ao setor de Vigilância Sanitária municipal. Nesse primeiro momento, de acordo com a prefeitura, apenas quatro eventos estão confirmados e todos serão realizados em uma arena na praça Seival, no Mar Grosso.
A mesma portaria do Estado já motivou o cancelamento da festa pública de virada de ano no Molhes da Barra. Laguna planejava um evento com mais de 10 horas de duração, voltado à valorização dos artistas locais.