O Plano 1000 deve resultar no repasse de aproximadamente R$ 46 milhões em recursos do governo estadual para a administração municipal de Laguna. O anúncio do projeto foi feito em cerimônia, nesta terça-feira, 14, no teatro do CIC, em Florianópolis. Esse é considerado o maior plano municipalista já desencadeado pelo Governo de Santa Catarina.
Setenta cidades catarinenses foram contempladas nessa primeira etapa do plano. “O municipalismo é uma das bandeiras desta gestão, que vem sendo honrada com a responsabilidade de investir o dinheiro público no que realmente importa para o cidadão”, afirma o governador Carlos Moisés (sem partido).
Simbolicamente, o Plano 1000 consiste no envio de R$ 1 mil multiplicado pelo número total de habitantes da cidade, conforme estimativas recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A verba será liberada mediante aprovação dos projetos pelos técnicos do Estado. As prefeituras podem apresentar solicitações que incluam obras estruturantes em áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social. “Terão papel muito importante na continuidade do nosso trabalho, buscando uma Laguna cada vez melhor, com mais qualidade de vida aos lagunenses”, avalia o prefeito Samir Ahmad (sem partido).
Apesar do novo plano, o Estado afirma que continuará repassando fundos às cidades por meio de convênios, parcerias ou via emendas parlamentares impositivas ao Orçamento estadual, destinadas aos municípios.