Golpistas usam nomes da GML e de comércios para enganar pessoas

Relatos de golpes cresceram durante a semana na cidade.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,604 visualizações,  12 views today

Funciona mais ou menos assim: a pessoa recebe uma mensagem ou uma ligação, passa alguns dados e quando vê perdeu o acesso às suas redes sociais ou ao WhatsApp. Parece mentira, mas isso aconteceu na última semana em Laguna e não foram poucas as vítimas.

O mais recente dos golpes faz uso do nome de Guarda Municipal de Laguna (GML). O comandante da GML gravou um alerta em vídeo à população onde relata a situação.

“Esses golpistas ligam para os comércios, dizem ser da guarda e passam a eles links, onde ao clicar, o WhatsApp é clonado”, explica Douglas Marcelino. Ressalta o oficial que a GML não faz esse tipo de abordagem por canal virtual e que usa apenas o telefone de emergência 153, no momento.

Casos como esses já aconteceram e foram relatados várias vezes pelo Portal Agora Laguna. Um dos relatos que a Redação teve acesso foi de uma moradora da cidade, que perdeu o comando de seu perfil no Instagram.

Ela recebeu uma mensagem de um perfil falso que simulava a conta de um supermercado. Acreditando se tratar de uma promoção, a vítima fez os passos solicitados pelo golpista e quando viu, sua página naquela rede social anunciava para venda itens como fogão e até geladeira.

As situações foram comunicadas à Polícia Civil. O alerta da corporação é sempre checar se o perfil ou número que entra em contato possui verificação (nas redes sociais, um selo azul é exibido ao lado do nome) ou veracidade, isto é, se pertence realmente à marca que enviou a mensagem. Na dúvida, é sempre bom evitar clicar em endereços suspeitos.