Golpes envolvendo Instagram crescem

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,836 visualizações,  4 views today

Criminosos virtuais continuam fazendo vítimas em Laguna. O alvo deles, agora, é hackear contas de Instagram através de links maliciosos que surgem por meio de falsas contas de estabelecimentos reais que oferecem promoções vantajosas. Ao clicar, o internauta perde o acesso ao seu perfil, que, imediatamente, tem senhas e formas de recuperação trocadas.

Não foram poucos os relatos que a Redação do Portal Agora Laguna. As vítimas compartilharam suas histórias, sem querer serem identificadas. Na sua maioria, são produtos anunciados que nunca vão chegar. Os casos já foram registrados em boletins de ocorrência junto à Polícia Civil.

“O Instagram é uma ferramenta essencial para as pessoas impulsionarem suas vendas, mas que infelizmente se tornou um meio para que os criminosos apliquem golpes dos mais diversos”, analisa o delegado William Testoni. O registro de um boletim de ocorrência é fundamental. “Também é importante que os usuários fiquem atentos a esses links enviados e, se precisarem fazer a redefinição de senha, que façam pelo aplicativo e não por outros meios”, orienta.

Outras orientações da Polícia Civil são:

  • Configuração da verificação em duas etapas nos aplicativos de mensagens e redes sociais. (Para evitar perder o acesso caso sofra uma tentativa de invasão)
  • Ajustar seu aplicativo de mensagens para não mostrar sua foto de perfil para quem não estiver salvo em sua lista de contatos
  • Configurar seu perfil na rede social (ex: Facebook, Instagram) para ocultar dados de contato. (e-mails, telefone celular)
  • Nunca repasse para terceiros senhas e códigos recebidos