Gravado em preto e branco e com a participação de moradores da vizinha Imaruí, o filme Albertina — a história da menina que conquistou o Céu e o coração de todo um país (Buanova Films, 94min) será exibido pela primeira vez em Laguna e a apresentação vai acontecer em praça pública. A película, inspirada na obra literária de Albi Israel da Silveira, foi premiada cinco vezes em um festival internacional em Cannes, na França.
A exibição pública foi agendada para acontecer na quinta-feira, 9, às 19h30, com projeção na fachada do Museu Histórico Anita Garibaldi. A apresentação integra o projeto Cinema ao Ar Livre, da Livraria Coruja Buraqueira.
O filme foi dirigido por Luiz Fernando Machado e recebeu prêmios no festival francês em categorias como melhor direção, melhor cinematografia (Marx Vamerlatti), melhor atriz estreante (Jhulieny Espíndola) e melhor atriz infantil (Suieny Espíndola). A obra cinematográfica conta a história de Albertina Berkenbrock.
Albertina foi beatificada pela Igreja Católica em 2007 e é considerada exemplo de superação e fé. Ela foi assassinada em junho de 1931, na cidade de Imaruí, após resistir à uma tentativa de estupro, aos 12 anos. “Albertina sacrificou a vida somente pela virtude”, resume o Vaticano, sobre a jovem beata considerada “A Serva de Deus”.