Dragagem do berço de atracação do porto começa

Em sua maioria, o pescado em Santa Catarina é capturado na modalidade de cerco via traineiras, muitas delas com calado (distância entre a linha da água e o ponto mais baixo da embarcação) de mais de três metros. A ideia é que o aumento da profundidade torne segura a atracação dessas embarcações.
Divulgação/SCPar Porto de Laguna

Iniciaram na manhã desta quarta-feira, 22, as obras de dragagem do berço de atracação do Porto de Laguna. O contrato entre o Estado e a empresa executora, a RP Locações, prevê 120 dias de duração dos trabalhos em um investimento de cerca de R$ 1,2 milhão.

O governo diz que a intenção da obra é impulsionar as operações no local e, consequentemente, fomentar o setor pesqueiro e toda a economia de Laguna. “A ideia é termos uma profundidade de cinco metros, o que vai tornar o terminal mais atrativo e seguro para os armadores. Também houve uma preocupação com a pesca artesanal, de modo que essa obra vai interferir o mínimo possível na interação entre botos e pescadores”, diz o gerente do porto, Fernando Vechi. O berço de atracação assoreou devido os sedimentos vindos do rio Tubarão e seus afluentes.

Em sua maioria, o pescado em Santa Catarina é capturado na modalidade de cerco via traineiras, muitas delas com calado (distância entre a linha da água e o ponto mais baixo da embarcação) de mais de três metros. A ideia é que o aumento da profundidade torne segura a atracação dessas embarcações. “É uma ótima notícia para nós, para Laguna. É geração de renda e emprego para a nossa cidade”, resume o prefeito Samir Ahmad (sem partido).