Doações de mantimentos são arrecadadas em Laguna para serem enviadas à Bahia

Um total de 21 moradores morreram em decorrência das cheias e há mais de 31 mil desabrigados. "A Bahia está devastada", lamentou governador Rui Costa (PT). Carreta fica em Laguna até dia 3.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Localizado no Nordeste, o estado da Bahia enfrenta a pior situação climática desde 1989. Dados do governo do Estado apontam que mais de cem cidades foram afetadas e um número próximo de municípios decretaram situação de emergência.

Em coletiva, o governador Rui Costa (PT) comparou a situação que o estado vive a um “grande bombardeio”. “Agora que a água começa a baixar, a gente vê o estrago que foi feito em casas de pessoas simples, que fizeram um esforço danado para erguê-las”, disse. Um total de 21 moradores morreram em decorrência das cheias e há mais de 31 mil desabrigados. “A Bahia está devastada”, lamentou.

Na região Sul, uma corrente de solidariedade começou a ser organizada e já começa a receber os primeiros donativos. “A ideia partiu do Samir [prefeito de Laguna], ele conseguiu junto com a Água Mineral Armazém uma carreta de água. Então vamos levar essa água para lá e aproveitar para levar algo mais que a população queira doar”, comenta Ramiris Fontanella, diretor da empresa Fontanella Transportes, de Criciúma.

A empresa de transportes ficou encarregada da operacionalização logística e espalhou pontos de coleta também por cidades da região de Criciúma. Em Laguna, a carreta vai ficar na praça Nelson Moreira Netto (Villa), até o dia 3 de janeiro, quando parte para o Nordeste. “Conseguimos uma carreta de transporte e a gente apela para que quem puder contribuir, nos ajudar”, comenta o prefeito (sem partido).

Além de Laguna, os donativos podem ser entregues nos seguintes pontos:

  • Fontanella Transportes – Criciúma e Lauro Müller
  • Auto Posto Chaminé – Lauro Müller
  • Posto Denoni – Cocal do Sul
  • Rádio Fundação Marconi – Urussanga
Foto: Camila Souza/Secom Gov-BA