Centro de triagem registra aumento no número de atendimentos

Município deve receber insumos do Estado para ampliar a testagem de coronavírus durante a alta temporada. A preocupação foi ampliada com o aumento no índice de pacientes infectados ou com suspeita de contaminação pelo vírus influenza, que provoca síndromes gripais, desde resfriados simples às variantes H1N1 e H3N2.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 3,079 visualizações,  4 views today

Assim como o hospital de caridade, o centro de triagem (CT) de Laguna registrou nesta semana um aumento na média de atendimentos. Por dia, cerca de 50 pessoas têm procurado a unidade sentinela, localizada no Centro Histórico municipal.

“Na última semana cresceu, tanto em atendimento quanto em casos positivos de Covid. A população de Laguna triplicou, estamos atendendo no centro de triagem também os veranistas que procuram atendimento”, comenta a secretária Gabrielle Siqueira.

O município deve receber insumos do Estado para ampliar a testagem de coronavírus durante a alta temporada. A preocupação foi ampliada com o aumento no índice de pacientes infectados ou com suspeita de contaminação pelo vírus influenza, que provoca síndromes gripais, desde resfriados simples às variantes H1N1 e H3N2.

Ontem, o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos emitiu um alerta para que a população que apresente algum sinal de gripe, procure inicialmente o CT. A instituição hospitalar também enfrenta um crescimento no número de atendimentos. A recomendação visa desafogar a demanda na enfermaria, para priorizar o suporte a casos urgentes.

São sintomas de síndrome gripal: febre alta seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre se converte no indicativo mais importante, já que pode durar cerca de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros se tornam evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. O uso de máscara é recomendado e em caso de sintomas, o contato entre pessoas deve ser evitado.

O centro de triagem municipal fica localizado na rua Jerônimo Coelho, nº 40, no Centro Histórico (ao lado da Difusora). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Após esses horários, o paciente pode procurar o hospital de caridade.